Brasil e Uruguai fazem acordo para ampliar troca de energia elétrica
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Linhas de transmissão de energia, energia elétrica.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Brasil e Uruguai assinaram nesta quarta-feira (12) um acordo para ampliar e melhorar as condições de troca de energia elétrica entre os dois países.
A mudança vai permitir o uso de uma rede de maior capacidade, reduzindo riscos de falhas e tornando o sistema mais eficiente, segundo o Ministério de Minas e Energia.
O acordo prevê que a energia do Uruguai passe a ser entregue na subestação Candiota II, no Rio Grande do Sul, que opera com uma tensão maior que a atual subestação Presidente Médici, que está sobrecarregada.
Nos primeiros dias de fevereiro, o Brasil exportou energia para Argentina e Uruguai em volume equivalente a toda a geração termelétrica da região Sul em um mesmo dia.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o aumento da produção nacional total de energia tem permitido reduzir o uso de termelétricas, tirando a pressão sobre os preços para o consumidor brasileiro e permitindo maior exportação para os países vizinhos.
Além disso, a energia importada do Uruguai gerou uma economia de mais de R$ 750 milhões ao Brasil em 2024. O país só compra energia de fora quando o preço é mais baixo que o das fontes nacionais.
![Fotos redes sociais X Pernambuco-01/02/2025 Selvageria e brutalidade são registradas antes do clássico Santa Cruz x Sport Club do Recife,um dos principais do estado do Pernambuco. Fotos redes sociais X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte Petrobras/Divulgação Brasília (DF) 02/10/2023 – Ibama renova licença da Petrobras para perfuração na Margem Equatorial.Trata-se da 21ª licença concedida para perfuração na região desde 2004
Arte Petrobras/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)