logo Radioagência Nacional
Economia

Brasil e Uruguai fazem acordo para ampliar troca de energia elétrica

País vizinho importa energia brasileira
Baixar
Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional
12/02/2025 - 13:13
Brasília
Linhas de transmissão de energia, energia elétrica.
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Brasil e Uruguai assinaram nesta quarta-feira (12) um acordo para ampliar e melhorar as condições de troca de energia elétrica entre os dois países.

A mudança vai permitir o uso de uma rede de maior capacidade, reduzindo riscos de falhas e tornando o sistema mais eficiente, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O acordo prevê que a energia do Uruguai passe a ser entregue na subestação Candiota II, no Rio Grande do Sul, que opera com uma tensão maior que a atual subestação Presidente Médici, que está sobrecarregada.

Nos primeiros dias de fevereiro, o Brasil exportou energia para Argentina e Uruguai em volume equivalente a toda a geração termelétrica da região Sul em um mesmo dia.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o aumento da produção nacional total de energia tem permitido reduzir o uso de termelétricas, tirando a pressão sobre os preços para o consumidor brasileiro e permitindo maior exportação para os países vizinhos.

Além disso, a energia importada do Uruguai gerou uma economia de mais de R$ 750 milhões ao Brasil em 2024. O país só compra energia de fora quando o preço é mais baixo que o das fontes nacionais.

x