Banco Central prevê inflação acima de 5% no fim de 2025

O Banco Central prevê que a inflação deve cair apenas no quarto trimestre e terminar o ano acima de 5%. As projeções estão no relatório de Política Monetária divulgado nesta quinta-feira (27).
Segundo o documento, até setembro, a taxa de inflação deve ficar próxima de 5,5%, caindo para 5,1% no fim do ano. A queda deve seguir nos dois anos seguintes. A avaliação é que os preços de alimentos devem seguir em alta durante o ano. Os serviços também devem se manter em patamar elevado, mesmo com as pessoas fazendo mais refeições em casa.
Para o Produto Interno Bruto, soma de tudo que é produzido no país, a previsão de crescimento foi revista de 2,1% para 1,9%. Aqui influenciam a expectativa de redução na indústria, serviços e no consumo das famílias.
Essa é a primeira edição do Relatório de Política Monetária, que vem junto com a mudança no acompanhamento da meta de inflação.
Agora, o resultado é acompanhado mês a mês e se o índice ficar fora da meta por seis meses seguidos é considerado que houve descumprimento. Aí o Banco Central terá que explicar o que aconteceu. Atualmente a meta de inflação é de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.




