Consignado para CLT começa a valer nesta sexta-feira (21/3)

O empréstimo consignado para trabalhadores com carteira assinada começa a valer nesta sexta-feira (21). Segundo o governo federal, 47 milhões de trabalhadores poderão ser beneficiados pela medida, que inclui todos os celetistas, inclusive empregados e trabalhadores domésticos.
A previsão é de que os juros cobrados desse público caiam para menos da metade do que é cobrado atualmente. Parte do saldo do FGTS vai ser usado como garantia para ter taxas menores.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as pessoas vão poder trocar, por exemplo, empréstimos pessoais de juros muito altos pelo consignado, a taxas menores, reduzindo a chance de se endividarem.
"Hoje você tem cerca de R$ 86 bilhões emprestados a taxas exorbitantes no crédito pessoal. Você vai poder migrar deste empréstimo pessoal para um consignado a taxas de aposentado ou servidor público. Então na verdade nós estamos inibindo o superendividamento, porque muitas vezes o superendividamento é uma decorrência do juro alto e não do fato de que o cara tomou muito dinheiro."
O acesso ao programa é pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que solicita as ofertas de empréstimo ao banco. As ofertas devem ser enviadas em até 24 horas para que o trabalhador possa escolher a melhor opção e contratar.




