Previsão do Boletim Focus reduz inflação e PIB mais uma vez

A inflação deve esfriar até o fim deste ano, na opinião dos analistas do mercado financeiro. A projeção caiu novamente no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (24) pelo Banco Central.
A previsão para o IPCA, índice oficial de inflação, recuou de 5,66% para 5,65%.
Segundo o professor de Economia da UnB Cesar Bergo, depois da alta forte registrada em fevereiro — especialmente por causa da energia, influenciada por Itaipu —, os preços devem diminuir.
"Em fevereiro tivemos aumento do ICMS e agora não teremos mais. Então essa expectativa, na verdade, uma inflação menor, decorre desses fatos, sobretudo relacionado aos alimentos e ao transporte, que apresentam uma perspectiva de queda no preço. E também os preços administrados, porque subiram em janeiro o preço de água, de esgoto, transporte urbano, então isso também ajuda até essa expectativa menor de inflação."
A expectativa do mercado para o crescimento econômico também sofreu uma leve queda, de 1,99 para 1,98%. No entanto, o professor Cesar Bergo acredita que a agropecuária pode gerar um resultado melhor.
"Dependendo da atividade econômica ligada ao agronegócio, você vai ter um PIB mais forte este ano, não igual a 2024, lógico, mas provavelmente maior do que esses 2% que estão prevendo."
O Focus prevê que o valor do dólar deve fechar o ano em R$ 5,95, menor do que as previsões anteriores.
E a taxa Selic, referência para os juros no país, deve terminar 2025 no patamar de 15% ao ano.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.