logo Radioagência Nacional
Economia

São Paulo, Rio e Brasília lideram gestão empresarial no Brasil

Pesquisa do IBGE aponta os principais centros de comando urbano
Baixar
Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional
26/03/2025 - 10:00
Rio de Janeiro
São Paulo (SP), 04/10/2024 - Vista geral da cidade de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O IBGE acaba de divulgar uma pesquisa que mapeia a gestão empresarial no Brasil. E ela aponta São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, nesta ordem, na liderança entre os centros de gestão, isto é, responsáveis pelo papel de comando da rede urbana brasileira.

De acordo com o levantamento, referente ao ano passado e divulgado nesta quarta-feira, foram feitas avalições dos 5.570 municípios do país, e apenas 39,1% deles se qualificavam como Centros de Gestão do Território, resultado ligeiramente inferior aos identificados no estudo realizado em 2014.

Ainda de acordo com a Pesquisa Gestão do Território, na análise por pares de municípios a liderança do ranking também ficou com a dupla São Paulo-Rio de Janeiro.

Marcelo Paiva da Motta, pesquisador do IBGE, explica que as empresas seguem o padrão de renda do país.

São Paulo também lidera na quantidade de trabalhadores assalariados externos ao município da sede da empresa. Ou seja, aqueles que desempenham funções em setores da empresa situados noutros municípios, diferentes daquele onde se situa a sede.

Entre as atividades empresarias verificadas, é possível perceber predomínio de firmas dos setores de comércio e serviços, à frente daquelas associadas à indústria e ao combinado entre agropecuária e extrativismo.

O pesquisador Marcelo Paiva exemplifica essas atividades.

Já em termos de gestão pública, o principal centro urbano é Brasília, capital federal e sede nacional de maior parte das instituições públicas. Na sequência estão Rio de Janeiro, São Paulo, e Recife, que abrigam instituições como o INSS, Tribunais Regionais Federais e Regiões Fiscais da Receita Federal.

O terceiro nível de centralidade de gestão pública é ocupado por Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Salvador, e Belém.

x