logo Radioagência Nacional
Economia

Serasa identifica 57 milhões de pessoas que têm dívidas e não sabem

Mutirão para regularizar situação vai até segunda-feira (31)
Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
25/03/2025 - 15:13
Rio de Janeiro
Fachada do Serasa na rua Antônio Carlos, Bela Vista, região central
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma pesquisa da Serasa, que oferece serviços financeiros para pessoas físicas e empresas, identificou 57 milhões de consumidores endividados no país, mas que não sabem que estão no vermelho, porque não monitoram o CPF ou o CNPJ com regularidade. Deste total, 19 milhões tiveram o nome negativado e já foram incluídos no cadastro de inadimplentes, sendo impedidos de acessar créditos ou contratar serviços.

Apenas no Rio de Janeiro, 5 milhões de consumidores não sabem que estão endividados, sendo que mais de 2 milhões já estão negativados. De acordo com a pesquisa, os endividados também desconhecem as oportunidades de negociação com descontos oferecidas pelos credores.

O especialista em educação financeira da Serasa, Lucas Tosatti, lembra que até a próxima segunda-feira (31), estes inadimplentes podem acessar as ofertas de vários setores, como bancos, operadoras de cartão de crédito, universidades e securitizadoras, que compram dívidas de outras empresas e as transformam em títulos negociáveis. Para ele, o desconhecimento sobre dívidas pode ter diferentes causas.

"Como falta de monitoramento do CPF ou do CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira mais ampla, a desinformação financeira. Muitos consumidores e até empreendedores, eles acabam descobrindo essa pendência, inclusive, só quando vão tentar contratar algum tipo de crédito, seja financiamento, crediário, cartão ou até algum empréstimo pessoal".

Lucas Tosatti enfatizou que no Mutirão Nacional Limpa Nome, o consumidor se beneficia de descontos de até 99%. As negociações podem ser feitas pelo site e também no aplicativo da Serasa. Já o atendimento presencial acontece nas agências dos Correios em todo o país. Lembrando que o Mutirão vai até a próxima segunda-feira, 31 de março.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

x

Audio Player
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.