Donald Trump anuncia novo tarifaço para produtos importados

Em evento realizado no jardim da Casa Branca, o presidente Donald Trump anunciou a imposição de tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos Estados Unidos. A primeira medida divulgada foi a cobrança de taxas de 25% sobre todos os carros produzidos fora do país. A nova tarifa passa a valer a partir da meia-noite desta quinta-feira (3). Trump apresentou uma tabela que mostrava que os produtos do Brasil seriam taxados em 10%, que é a tarifa mínima geral.
Outros parceiros importantes sofreram taxações bem maiores. A União Europeia ficou com taxas de 20%; o Japão com 24% e a China, 34%. Segundo Trump, a implementação das tarifas é uma forma de recuperar a importância da indústria americana, criar novos empregos e reduzir o déficit comercial do país, estimado em quase US$ 1 trilhão em 2024, cerca de R$ 5,7 trilhões de reais.
Segundo o presidente americano, a medida corrigirá anos de comércio injusto, em que outros países têm "roubado" os Estados Unidos. Trump também espera que as tarifas gerem receita para os cofres públicos, além de fortalecerem o mercado de trabalho e a indústria norte-americana.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.