Coordenadores de pós-graduação da UFRJ criticam cortes de verbas

Publicado em 20/07/2015 - 18:03 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

Coordenadores de 80 programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro encaminharam uma carta de repúdio aos cortes nas verbas da educação pública.

 

O documento foi entregue ao Ministro da Educação e ao Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

A coordenadora de pós- graduação em Antropologia Social da UFRJ, Adriana Facina, criticou a redução do orçamento na educação pública e lembrou que, por outro lado, o governo federal é o maior financiador do ensino superior privado por meio de mecanismos como o Financiamento Estudantil - o FIES.

 

 

Na carta, os professores destacam que os programas devem suspender atividades como pesquisas de campos, compra de materiais e investimentos na infraestrutura.

 

Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação encaminhou o caso para a CAPES. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior se posicionou por meio de nota publicada no dia 11 de julho em que assegura o repasse de mais de um bilhão de reais para os programas de pós-graduação.

 

Na nota, o órgão afirma que esse valor equivale a 90% do valor previsto para 2015. O CAPES ressalta ainda que nenhuma bolsa de estudo vai ser interrompida.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo