Brinquedos artesanais estimulam desenvolvimento infantil

Publicado em 12/10/2015 - 13:39 Por Liliane Farias - Brasília

Na Amazônia, o Dia das Crianças pode ser comemorado de um jeito diferente. Ao invés da procura por presentes em lojas cheias e com os preços altos, pais e filhos podem criar o próprio brinquedo.

 

Renata Meirelles é coordenadora do projeto Território do Brincar e percorreu 16 comunidades indígenas e ribeirinhas do Amapá, Pará, Amazonas, Roraima e Acre, junto ao Projeto Bira – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica. Segundo ela, é comum as crianças utilizarem a floresta para fazer seus próprios brinquedos.

 

Sonora: "Quem vive a infância em uma comunidade ribeirinha, certamente, dispõe de toda a natureza ali ao redor para brincar. Não só construir seus brinquedos, mas todo o ambiente é um ambiente do brincar.”

 

Renata afirma que produzir brinquedos em família é uma forma de estreitar a relação. Ela cita o episódio que presenciou em uma comunidade indígena no Oiapoque, no extremo norte do estado do Amapá, durante a construção de um peão de tucumã - típico na região e que produz um som ao ser girado.

 

Sonora: “Tinha umas crianças que estavam tentando fazer justamente esse peão e não estavam conseguindo. À noite, quando o pai chegou, ele falou: 'pode deixar. Eu vou ensinar vocês como é feito o peão.’ E aí, no dia seguinte, o pai sentou com os filhos, fez o peão e ele ficou super bom. Aí chegou o avô. O avô olhou e falou: ‘vocês não estão sabendo como joga o peão. Amanhã eu ensino vocês.’ Então, esse é um exemplo de como as coisas são passadas de geração à geração, e quando você tem alguém disponivel pra trazer a referência, mostrar como se faz… As crianças são super abertas a isso.”

 

A professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas e pedagoga infantil Raiolanda de Camargo explica que o ato de fazer o próprio brinquedo enriquece o desenvolvimento da criança.

 

Sonora: “Por permitir a criança a mobilização de várias capacidades mentais. A imaginação, a criatividade, a sua capacidade de expressão, senso estético - que cores eu vou utilizar, vai ter harmonia, não vai ter… Você vai ‘tá’ trabalhando cordenação motora fina, coordenação motora ampla, enfim, várias capacidades motoras. E todo brinquedo que é confeccionado, ele tende a despertar, na criança, novos interesses.”

 

Para quem trabalha com o universo infantil, uma coisa é certa: atividades lúdicas e manuais serão influências positivas por toda a vida dessas crianças.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo