Material para escolas indígenas do Amazonas vai considerar tradições

Publicado em 24/02/2016 - 20:57 Por Bianca Paiva - Manaus

Começou nesta semana, em Manaus, o processo de elaboração de material didático específico e bilíngue para cada uma das 29 escolas indígenas estaduais do Amazonas. Cerca de 40 professores e técnicos participam de uma oficina de capacitação para a produção de conteúdo que vai levar em consideração as especificidades das etnias e as tradições.

 

A iniciativa é em parceria com as comunidades indígenas, como explica o gerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Eriberto Façanha.

 

Sonora: “A ideia é que nós possamos construir junto com a população indígena, professores, com os gestores e toda a comunidade material específico da etnia, da língua indígena da comunidade que ele está inserido no estado do Amazonas. Então produzir um material próprio pra ele, que possa ter a sua cultura, o seu contexto, a sua história, toda uma dinâmica da própria população indígena”.

 

Segundo a técnica da Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, Dorothéia Bindá, o material está sendo elaborado com base na matriz curricular indígena, que foi definida no ano passado e atende a uma reivindicação dos povos.

 

Sonora: “A primeira coisa que eles pedem é em relação à língua indígena que seja trabalhada e essa matriz de referência dos povos ela já contempla a língua indígena nessa matriz para serem trabalhadas na língua yanomami, tikuna. A segunda são os saberes tradicionais, como a formas próprias de educar de cada povo, a oralidade, o trabalho a língua, as crenças, as memórias, tudo isso a matriz contempla em cada componente curricular. Porque muitas vezes os livros que eles recebem do MEC não estão contextualizados com essa realidade”.

 

A matriz curricular prevê disciplinas como língua indígena, língua portuguesa e conhecimentos tradicionais, ciências e saberes indígenas e direitos indígenas, entre outras.

 

Para o professor indígena Alfredo Coimbra, da etnia baré, o material vai ajudar os estudantes na compreensão do conteúdo escolar.

 

Sonora: A língua em si faz uma comunicação diferente se for pensar no português porque no meu pensamento, na minha língua, tem um outro significado. Então é importante que primeiro eu passe a estudar minha própria língua pra conhecer meus mitos, minha cultura, só depois eu vou aprender a língua portuguesa, que seria minha segunda língua, para eu estar no meio social, cultural, econômico, que é de grande importância também.

 

Atualmente, cerca de seis mil estudantes estão matriculados nas escolas estaduais indígenas do Amazonas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo