Pronatec vai abrir dois milhões de vagas e integra-se a MECflix

Publicado em 09/03/2016 - 16:55 Por Danyele Soares - Brasília

A nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai oferecer dois milhões de novas vagas este ano em institutos federais, entidades do Sistema “S”, além de escolas estaduais e municipais.

 

Entre os destaques da nova etapa do programa, estão o Pronatec EJA e o e-Pronatec. A primeira iniciativa permite que alunos da educação de jovens e adultos também façam curso profissionalizantes. Já a segunda, cria o Pronatec a distância, onde estudantes terão acesso a uma plataforma chamada de MECflix. Lá, o aluno vai assistir a videoaulas e quem pretender fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode fazer simulados a cada bimestre.

 

Para a presidenta Dilma Rousseff, o Pronatec é um caminho de oportunidades. E ela destacou que mesmo com ajustes na economia, o investimento no programa continua.

 

E o estudante Carlos Junior aproveitou a oportunidade. Com 21 anos, ele foi aluno do Pronatec e conquistou medalha de ouro na modalidade de Instalações Elétricas Prediais na competição internacional de educação profissional – WorldSkills. Hoje, ele conseguiu uma bolsa para cursar engenharia elétrica e é instrutor do Senai. Carlos destaca as vantagens do curso profissionalizante.

 

De acordo com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, o processo seletivo para a nova etapa do Pronatec acontece em março e abril e as aulas começam no dia primeiro de maio, mas o ministro não soube detalhar qual será o orçamento da nova etapa do programa.

 

De 2011, quando foi criado, até o ano passado, o Pronatec recebeu cerca de 9 milhões de matrículas. Para saber mais sobre o programa, basta acessar: pronatec.mec.gov.br.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo