A judoca campeã olímpica Rafaela Silva vai batizar um novo espaço de educação infantil que será inaugurado no bairro Magalhães Bastos, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro, próximo da arena olímpica de Deodoro.
Rafaela é carioca, nascida na Cidade de Deus e ganhou o primeiro ouro do Brasil nesses Jogos Olímpicos, nesta segunda-feira após vencer uma competidora da Mongólia.
Depois da vitória, ela reafirmou a esperança de ser uma inspiração para as novas gerações, especialmente para crianças nascidas em comunidades vulneráveis como a que ela nasceu.
Rafaela começou no judô após ser inscrita pelos pais em um projeto social e confessa que no início via os treinos como uma brincadeira.
A mãe Zenilda Silva revela que viu na atividades esportiva uma forma de evitar que a filha tivesse problemas nas ruas.
O primeiro treinador de Rafaela, Geraldo Bernardes, afirma que apesar disso sempre soube do potencial que ela tinha.
A escola que receberá o nome da judoca vai atender 300 crianças de seis meses a cinco anos de idade que já serão matriculadas após o final das férias, que estão ocorrendo no mês de agosto este ano, por causa dos jogos.
De acordo com a Coordenadoria Regional de Educação, a inauguração ocorrerá nesta quinta-feira e há a expectativa de que a própria Rafaela participe, mas os detalhes ainda estão sendo fechados.