logo Radioagência Nacional
Educação

Servidores do Colégio Pedro II mantêm greve contra PEC 241 e reforma do ensino médio

Baixar
Joana Moscatelli
03/11/2016 - 20:27
Rio de Janeiro

Em assembleia realizada nesta quinta-feira em São Cristovão,na Zona Norte do Rio de Janeiro, professores e funcionários do Colégio Pedro II decidiram por unanimidade manter a greve que começou na última sexta-feira, dia 28 de outubro.

 

O professor Alexandre Sames destacou que, assim como o movimento de alunos que ocupam unidades do colégio federal, os educadores são contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, que cria um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, além disso o movimento também é contra a  reforma do ensino médio e os projetos de lei que instituem a escola sem partido.

 

Sobre o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio em unidades do Pedro II ocupadas, os alunos se manifestaram pedindo diálogo com o Ministério da Educação.

 

De acordo com a nota dos estudantes, as áreas necessárias para a aplicação do exame serão liberadas pelo movimento de ocupação que luta por uma educação pública de qualidade e maior participação estudantil. O aluno Matheus Victal confirmou que a disposição para o diálogo permanece.

 

A Defensoria Pública da União do Rio de Janeiro se reuniu com os alunos e confirmou a abertura do movimento para negociação. Em comunicado oficial, a Defensoria reforça o pedido de diálogo ao MEC, que optou unilateralmente por adiar as provas em quase todas as unidades do Colégio Pedro II, sem que fosse realizada qualquer tentativa de conciliação.

 

Segundo a Defensoria, os estudantes destacaram que não frustrariam a realização das provas do Enem, da mesma forma que não impediram a realização das eleições. Até o fechamento desta reportagem, o MEC não comentou os pedidos de diálogo com o movimento dos alunos.

x