Quadruplica número de venezuelanos em escolas de Roraima

Crianças

Publicado em 24/08/2017 - 10:53 Por Renata Martins - Brasília

O número de crianças venezuelanas que dependem da rede pública de ensino na capital roraimense mais que quadruplicou desde 2016. A prefeitura quer contratar professores do país vizinho, para atender a demanda. 


De acordo com a prefeitura de Boa Vista, 513 crianças venezuelanas estão matriculadas, este semestre, na rede municipal de ensino. No ano passado, o número era de 123 alunos.


Os estudantes venezuelanos estão distribuídos em 63 escolas públicas de ensino infantil e fundamental. Para se ter uma noção, se estivessem todos juntos, uma escola de grande porte da rede municipal seria ocupada somente com venezuelanos. 


Para a procuradora do município Marcela Medeiros disse que a presença de alunos venezuelanos em sala de aula é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos dos estudantes brasileiros. 


“O fluxo migratório venezuelano também está proporcionando que a gente consiga ter nas escolas o incremento da própria educação, trazendo para os nossos alunos não só o incremento de uma nova língua mas, também, um desenvolvimento cultural, na medida em que eles estão tendo a possibilidade de conviver com os alunos venezuelanos, aprender uma nova língua e uma nova cultura”, afirmou Marcela Medeiras. 


Na sala de aula, alunos encontram dificuldade para se comunicar. Boa parte dos professores não dominam a língua espanhola. É o que destaca o diretor-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima, Flávio Bezerra. 


O problema levou a prefeitura de Boa Vista a pedir autorização da Câmara de Vereadores para contratação temporária de professores de espanhol. O projeto foi enviado em regime de urgência e deve ser votado até a próxima semana.


No processo seletivo, professores de nacionalidade venezuelana podem ser contratados. As vagas ofertadas se estendem aos brasileiros que sejam habilitados no idioma estrangeiro. 


A prefeitura também vai incluir no currículo da rede municipal o ensino de espanhol.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo