Na Trilha da História: Tema histórico da semana começa já em 1808, com a chegada da família real

Na Trilha da História

Publicado em 09/09/2017 - 08:27 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais um Na Trilha da História! Neste episódio, vamos falar sobre o tema histórico da semana: a Independência do país. Nossa entrevistada é a historiadora Lúcia Bastos, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

E nossa história de hoje começa com a chegada da família real, em 1808. Enquanto as tropas de Napoleão ocupavam Portugal, dom João VI - na época ainda príncipe regente - transferiu a sede da monarquia para o Rio de Janeiro.

 

Sonora: “No caso brasileiro, nós tivemos a transposição da família, toda a estruturação de um império aqui no Brasil e, de uma certa maneira, o Brasil passou a ser a cabeça desse Império Português, tanto que o grande lamento dos portugueses era que o Brasil, de colônia passou a ser metrópole, e Portugal, de metrópole passou a colônia."

 

Depois da chegada da família real, o Brasil foi ganhando peso político, protagonismo. E, em 1815, foi criado o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Assim, as terras brasileiras deixavam de vez de ser uma simples colônia para integrar o reino.

 

Sonora: “Nós deixamos oficialmente de ser uma colônia e passamos à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves. Então, a parte americana desse império passou a tomar pé da sua possibilidade de autonomia ou, pelo menos, de não subordinação a Portugal."

 

Uma revolução constitucional estourou na cidade portuguesa do Porto, em 1820. As cortes portuguesas obrigaram o retorno de dom João e tentaram restringir a importância política do Brasil.

 

Sonora: “Mas venceu a ideia de que dom João é que deveria voltar para Portugal, o que ele faria em abril de 1821. As cortes já estão reunidas, e a situação de dom João é realmente bastante delicada. Ele perde todos os seus direitos de um soberano de um antigo regime e vai ficar refém dessas cortes portuguesas." 

 

Pedro de Alcântara, filho de dom João, ficou no comando do Brasil, mas também enfrentou problemas com as cortes portuguesas, que determinaram o retorno do príncipe à Europa. Pressionado pelas elites do Sudeste, Pedro não obedeceu, fazendo entrar para a história o Dia do Fico, em 9 de janeiro de 1822.

 

Sonora: “Quando você tem esse manifesto e se aguarda a resposta de dom Pedro, ele diz aquela célebre frase 'como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico'. Mas ele não tinha ainda aí que ele ia ficar para fazer a independência."

 

A pressão das cortes continuou e, em 7 de setembro 1822, Pedro de Alcântara recebeu novas cartas de Portugal ordenando medidas que deixariam os brasileiros submissos politicamente à coroa portuguesa. O príncipe estava em São Paulo, próximo ao Rio Ipiranga, quando finalmente declarou que o Brasil estava separado de Portugal. E, em 12 de outubro, ele foi aclamado como dom Pedro I, imperador do Brasil, independente.

 

Sonora: “E, aí, você começa, ainda no mês de setembro, a ver que já há uma separação. Mas você tem que oficializar essa separação. A gente mostra que o 'Independência ou morte!' pode até ter existido, mas não foi considerado como a oficialização dessa separação. E qual é essa data? O 12 de outubro, quando dom Pedro vai ser aclamado o primeiro imperador do Brasil."

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com a historiadora Lúcia Bastos, músicas que tem tudo a ver com a independência do Brasil! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você tiver uma sugestão para o programa, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem pessoal!

 

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Pelo Copa do Brasil, o Botafogo venceu o Vitória por 1 a 0, o São Paulo venceu Águia de Marabá por 3 a 1, o CRB bateu o Ceará por 1 a 0, o Goiás venceu o Cuiabá também por 1 a 0 e o Palmeiras venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1.

Baixar arquivo
Economia

É preciso declarar ganhos como MEI no Imposto de Renda?

Saiba em que situações uma pessoa dona de um MEI deve fazer a declaração do Imposto de Renda. Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024. 

Baixar arquivo
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo