Depois da maratona de cinco horas de prova nesse domingo (5), o estudante Bruno Sales foca nos testes de matemática e ciências da natureza, na próxima etapa do Enem, no próximo domingo (12).
“Essa semana é revisar os assuntos, focar nas matérias que mais caem, para dar aquela lembrada, aquela recaptulada no que já foi estudado durante o ano.”
Em entrevista à TV NBR, o ministro da Educação, Mendonça Filho, lamentou as abstenções desse domingo. Nesta primeira edição, cerca de 30% dos inscritos faltaram à prova.
“Nós preparamos um exame pra 6 milhões e 700 mil pessoas inscritas e não tivemos esses inscritos comparecendo no dia de prova, o que significa desperdício. Porque a gente está aplicando cerca de R$ 90, por prova, e isso é dinheiro tirado do contribuinte, do cidadão brasileiro.”
Mendonça Filho também falou sobre o tema da redação, que abordou os desafios para a educação de surdos no Brasil.
Para o ministro, é preciso investir, junto com os estados e municípios, para aumentar o acesso ao ensino de libras no país. “Na base de conteúdo, a lingua brasileira de sinais, que é inclusive uma segunda língua, precisa ser cada vez mais incorporada a nossa política educacional.”
De acordo com o Censo de 2010, o Brasil tem 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Cerca de 1 milhão são jovens até 19 anos, em plena idade escolar.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Gabriel Monteiro/ Riotur Reveillon 2024 Copacabana - Foto Gabriel Monteiro/ Riotur](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Arte EBC Brasília (DF) 07/06/2024 - Arte Viva Maria
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Agência Câmara Caso Marielle - Chiquinho Brazão. Foto: Agência Câmara](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)