Escolas públicas do Rio vão receber recursos para reformas e compra de materiais

Educação

Publicado em 31/12/2017 - 09:15 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Escolas estaduais e municipais do Rio de Janeiro vão receber 27 milhões de reais do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Ministério da Educação.

 

Os recursos vão ser destinados para 445 escolas estaduais, de 28 municípios fluminenses e 340 municipais situadas na capital que poderão utilizar o dinheiro para reparos, compra de materiais, e remuneração de bolsistas.

 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou que um dos objetivos do programa é enfrentar a evasão escolar.

 

Os recursos poderão ser usados também para remuneração de bolsistas para que no contraturno e aos sábados ofereçam reforços de disciplinas, como matemática e português, e também atividades lúdicas.

 

O secretário de estado da Educação, Wagner Victer, afirmou que o recurso direto na escola garante mais autonomia para atender as reais necessidades.

 

Os valores vão variar entre 16 e 91 mil reais para cada unidade de acordo com o número de estudantes. 2017 foi um ano de muitos problemas na rede estadual de educação.

 

Em meados do ano, professores e estudante da rede estadual denunciaram fechamento de turmas e de turnos. Houve também o desligamento automático de alunos faltosos sem uma tentativa de reaproximar esses estudantes como prevê a legislação, o que resultou em protestos denunciando o desmonte das escolas. A Secretaria de Estado de Educação chamou o processo de otimização.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo