Enem 2017: nota média da redação aumenta e também as notas zero

Enem 2017

Publicado em 18/01/2018 - 18:09 Por Mariana Martins - Brasília

O MEC e o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação da prova, anunciaram, nesta quinta-feira (18), os resultados gerais do Enem 2017. Na opinião do ministro da Educação, Mendonça Filho, a aplicação da prova foi um sucesso.

 


Segundo os dados apresentados, houve um aumento na média das notas da redação, que saiu de 541,9 para 558. Contudo, o percentual de fuga ao tema aumentou consideravelmente, saiu de 0,78% em 2016, para 5% em 2017. Aumentou também o número de notas zero e diminuiu o número de notas 1.000 nas redações. As médias das provas de matemática e de ciências da natureza também aumentaram, mas diminuiu a média de linguagens e códigos e de ciências humanas.

 


Foi divulgado também o calendário para o Enem 2018, quando o exame comemora 20 anos de aplicação. No dia 21 de março será divulgado o edital. Diferente das edições anteriores o pedido de isenção será feito antes da inscrição. De 2 a 11 de abril será o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, bem como o período para que os estudantes que tiveram isenção em 2017, mas que não compareceram a prova, possam justificar a ausência. As inscrições serão feitas entre 7 e 18 de maio. As provas vão ser realizadas nos dias 04 e 11 de novembro, dois domingos seguidos.

 

Quem ainda não consultou o resultado do Enem 2017  pode ter acesso às notas individuais na página do participante na internet. O endereço é enem.inep.gov.br/participante. O candidato deve estar com o número do CPF em mãos e também com a senha que ele fez no momento da inscrição.

 

A nota do exame é o passaporte para a grande maioria das universidades públicas do país e também a algumas universidades privadas que usam a nota do exame como critério de ingresso. Além disso, a nota pode ser usada para que o estudante tenha acesso a bolsas pelo ProUni e ao financiamento pelo Fies.

 

Para saber se vai conseguir entrar no curso desejado, o candidato vai ter que esperar o Sisu, que é sistema de seleção unificada que dá acesso às vagas das universidades. O Sisu ficará aberto de 23 a 26 de janeiro. Só depois que fechar as inscrições do Sisu, o estudante vai ter certeza se a nota que ele teve foi suficiente para ingressar no curso que deseja.

 

O espelho de correção das provas será disponibilizado no dia 19 de março junto com o resultado dos treineiros, que são os estudantes que não terminaram o ensino médio.

Últimas notícias
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo