História Hoje: Há 47 anos, Idi Amin implantava uma das ditaduras mais sangrentas do século 20

História Hoje

Publicado em 25/01/2018 - 07:02 Por Apresentação José Carlos de Andrade - Brasília

No dia 25 de janeiro de 1971, Idi Amin Dada implantava, em Uganda, uma das ditaduras mais sangrentas do século 20. Com 1,90 metro e 110 quilos, sua presença impressionava e intimidava. Sua atuação como pugilista, na década de 1960, também ajudava a dar essa impressão e a criar uma imagem de homem duro.

 

Em 1971, após o golpe de Estado que derrubou Milton Obote, iniciou uma série de arbitrariedades que duraram oito anos. Megalômano, expulsou 40 mil asiáticos descendentes de imigrantes do Império Britânico na Índia, dizendo que Deus havia lhe dito para transformar Uganda num país de homens negros.

 

Declarou-se rei da Escócia, proibiu hippies e as minissaias. Ficou conhecido por debochar de vários líderes internacionais. Cogitou mudar a sede da ONU para Uganda.

 

Foi denunciado dentro e fora do continente africano por matar, segundo fontes, 100 mil pessoas durante seu governo. Foi acusado de manter cabeças decepadas em um frigorífico, de alimentar crocodilos com cadáveres e de ter esquartejado uma de suas esposas.

 

Os ugandenses diziam que ele praticava canibalismo. Chegou a ser recebido pelo papa João Paulo VI em 1975 como chefe em exercício da Organização da Unidade Africana.

 

Em 11 de abril 1979, o ex-presidente Milton Obote, derrubado pelo ditador e que vivia na Tanzânia, liderou um ataque da Frente Nacional de Libertação de Uganda.

 

Idi Amin fugiu, então, para a Líbia. Mas teve arranjar outro esconderijo quando Muanmar Kadafi o expulsou da Líbia, indo para Arábia Saudita, onde morreu em 2003.

 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores

Últimas notícias
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo
Geral

Doações para o RS: colchões e cobertores estão entre as prioridades

Ação da Cidadania orienta a doação de alimentos já preparados para o consumo, uma vez que as famílias não têm onde cozinhar neste momento. Doações em dinheiro possibilitam o atendimento das necessidades de cada caso.  

Baixar arquivo
Geral

Deputado do União Brasil-RJ é condenado por ofender vereadora trans

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS: 56 mortos e 74 pessoas desaparecidas

O número de mortos por causa das chuvas no Rio Grande do Sul seguem aumentando e já somam 56. Cerca de 377 mil pessoas, em 281 municípios foram atingidas. Mais de 24,6 estão desalojadas. Mais de 860 mil pessoas estão sem abastecimento de água.

Baixar arquivo
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo