Para traçar o perfil do ensino superior no Brasil, começa nesta quinta-feira (1º) o Censo da Educação Superior 2017.
Todas as instituições de ensino superior, pública e privada, do país devem preencher os questionários eletrônicos disponíveis no site do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no www.portal.inep.gov.br. O prazo vai até o dia 24 de abril.
O pesquisador institucional do estabelecimento de ensino superior é o responsável por preencher os dados solicitados pelo Ministério da Educação.
Durante o período de preenchimento do questionário, os responsáveis podem fazer, a qualquer momento, as modificações necessárias nos dados das instituições.
Após esse período, o Inep verificará as informações coletadas. Então, o sistema do Censo será reaberto para conferência e validação dos dados.
O Censo da Educação Superior é realizado todos os anos e reúne informações sobre os estabelecimentos de ensino superior, cursos, vagas, ingressantes, ente outras.
Em 2016, o Censo revelou que o país tinha mais de 8 milhões de estudantes matriculados em 34 mil cursos de graduação, em todo o Brasil.