História Hoje: Mem de Sá morre após 14 anos governando o Brasil, maior colônia de Portugal
O nobre português Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, morre em 2 de março de 1572. Sua administração é merca pela expulsão definitiva dos franceses do país.
Ele nasce em Coimbra, em 1500, estuda direito na Universidade de Salamanca. Depois de exercer por várias vezes o cargo de juiz, é designado pela rainha Dona Catarina como governador-geral do Brasil, a maior colônia portuguesa.
Assume o cargo em 1558 e encontra uma situação política difícil. Governo e igreja não se entendiam. Os índios se rebelavam em várias capitais. Com ajuda dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, Mem de Sá consegue firmar a paz entre portugueses e tamoios, que ameaçava a segurança de São Paulo e São Vicente.
Luta contra a fome e a varíola, que atingem a Bahia. Mas a expulsão dos franceses é o ato mais importante de seu governo. Os franceses tinham tomado uma ilha na Baía da Guanabara e pretendiam fundar uma colônia chamada França Antártica.
Na ilha, eles ergueram um forte e conquistaram índios tamoios como aliados. Em 1560, o governador-geral ataca o forte Coligny e expulsa os franceses da ilha. Mas, mesmo refugiados, os franceses retomam o tráfico de mercadorias.
Em 1565, Mem de Sá convoca o sobrinho Estacio de Sá, que inicia a construção e funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, para impedir novas invasões. A cidade se transforma em um verdadeiro forte com a finalidade de combater os franceses e seus aliados índios que ameaçavam o litoral até São Vicente.
Depois de mutias batalhas, em 1567, os franceses são expulsos definitivamente do Brasil. Mem de Sá governou a colônia por 14 anos. Seu governo é marcado pela prosperidade e uma paz relativa.
Ele incentivou a produção açucareira, agricultura e pecuária e decretou leis que proibiam a escravidão dos índios catequizados.
Combateu ainda a antropofagia e estimulou o tráfico de escravos africanos para o Brasil. Em 1572, Mem de Sá decide voltar para Portugal, mas morre repentinamente. Seu corpo foi e enterrado no cruzeiro da igreja dos jesuítas, na Bahia.
*Sonoplastia: Messias Melo
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil Saúde cria serviço de referência para tratar câncer de colo de útero e de mama](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 - Cariocas se refrescam na praia do Leme em meio a forte onda de calor. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Siva/Agência Brasil Rio de Janeiro, (RJ), 24.01.2024 – Apresentadora do programa Sem Censura, Cissa Guimarães.. Foto: Tomaz Siva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tiago Caldas/EC Bahia/Direitos Reservados bahia, vitória, campeonato baiano](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)