Estudantes da UnB desocupam prédio da reitoria; acordo com universidade é temporário

UnB

Publicado em 30/04/2018 - 16:09 Por Dayana Vítor - Brasília

A desocupação da reitoria da Universidade de Brasília (UnB), nesta segunda-feira (30), foi tranquila. Cerca de 100 alunos retiraram calmamente roupas, alimentos, panelas, colchões do prédio. O processo durou mais de uma hora e meia.

 

Em alguns momentos, os estudantes gritaram palavras de ordem contra servidores da reitoria. Em vistoria, representantes da universidade verificaram que alguns vidros foram quebrados. Os manifestantes deverão consertá-los. Os ocupantes deveriam ter saído do prédio na última quinta-feira (26), mas continuaram no local. No final de semana, eles negociaram com a reitoria a desocupação para esta segunda-feira.

 

A UnB se comprometeu a revisar contratos dos serviços terceirizados, interromper avisos prévios de funcionários e estagiários, revisar os aumentos no Restaurante Universitário, não cortar assistência aos estudantes, entre outros pontos.

 

O chefe de gabinete da reitoria, Paulo César Marques, explica que todos os contratos poderão ser revistos. Segundo ele, será feito o possível para preservar empregos.

 

Um estudante que estava na ocupação e não quis se identificar esclarece que o acordo com a universidade é temporário. De acordo com ele, não houve o compromisso de não promover demissões, apenas que os avisos serão cancelados.

 

A ocupação da reitoria começou no dia 12, após a UnB informar que realizaria cortes para reequilibrar as contas. A instituição alega que terá um rombo de R$ 92 milhões neste ano.

 

Entre as medidas anunciadas estavam demissão de terceirizados, de estagiários, aumento do preço das refeições no Restaurante Universitário, entre outros pontos.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo