História Hoje: Maquiavel, a trajetória do filósofo que deu nome até ao adjetivo que exprime astúcia

História Hoje

Publicado em 03/05/2018 - 07:00 Por Apresentação José Carlos de Andrade - Brasília

Mesmo as leis mais bem ordenadas são impotentes diante dos costumes. A frase pessimista, mas realista, é do filósofo italiano Nicolau Maquiavel, nascido em 3 de maio de 1469, em Florença, na Itália.

 

Seu nome gerou tanta polêmica que se tronou até adjetivo, maquiavélico, que significa esperteza, astúcia.

 

Maquiavel viveu a juventude sob o esplendor político da república florentina durante o governo do príncipe Lorenzo de Médici. Ele entrou para a política aos 29 anos como diplomata. Depois de servir em Florença, durante 14 anos, foi afastado, quando escreveu suas principais obras.

 

Maquiavel, que também era historiador, estudou profundamente a história da antiguidade clássica, em especial a grega. Em sua obra clássica O Príncipe, Nicolau Maquiavel mostra sua preocupação em analisar acontecimentos ocorridos ao longo da história de modo a compará-los à atualidade de seu tempo.

 

Maquiavel morreu aos 58 anos, em 21 de junho de 1527.

 

* Sonosplatia: Messias Melo

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores

Últimas notícias
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhador gasta em média R$ 40 para almoçar fora de casa

Valor cresceu 17,4% em relação ao período pré-pandemia, em 2019. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Bandeirantes

Na década de 1950, a Rádio Bandeirantes foi a primeira emissora do país a ter transmissão ininterrupta 24 horas por dia e, na década de 1990, foi a primeira a realizar transmissões via satélite.

Baixar arquivo