História Hoje: União Soviética comemora Dia da Vitória como o fim da 2ª Guerra Mundial

História Hoje

Publicado em 09/05/2018 - 07:00 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

Em 9 de maio de 1945, a União Soviética celebrou o Dia da Vitória, na Segunda Guerra Mundial. O dia é diferente pelo marcado pela Europa, já que o documento foi assinado pelo marechal nazista Wilhelm Keitel e entregue no final da noite de 8 de maio de 1945 em Berlim, na Alemanha.

 

Mas, pelo horário de Moscou, já era 9 de maio e, por isso, na Rússia, esse dia é comemorado com o tradicional desfile militar na Praça Vermelha, em Moscou, capital do país.

 

Depois do fuzilamento de Benito Mussolini, pela resistência italiana, pelo suicídio de Adolf Hitler, em Berlim, foi acordado oficialmente o fim da Guerra. Desde o início do conflito, seis anos antes, com a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler, mais de 50 milhões de pessoas morreram, muitas exterminadas nos campos de concentração.

 

A Alemanha confirmou a rendição incondicional à União Soviética, aos Estados Unidos e à Inglaterra, marcando o fim oficial da guerra em território europeu. O Japão se renderia somente em setembro.

 

Os aliados haviam acordado que o 9 de maio seria dia de comemoração, mas os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo que o previsto, precipitando as comemorações.  A União Soviética manteve a data combinada. E é por isso que o fim da 2ª Guerra, conhecida como a Grande Guerra Patriótica, na Rússia, e outras regiões da antiga União Soviética é celebrado no dia 9 de maio. Confira.

 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo