Capes recebe mais de 80 reclamações de cursos de mestrado e doutorado irregulares

Educação

Publicado em 12/12/2018 - 12:23 Por Graziele Bezerra - Brasília

Do início do ano até agora, a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior recebeu 84 reclamações sobre cursos de mestrado e doutorado irregulares no país.

 

Os diplomas emitidos por esses cursos irregulares não têm validade nacional

 

A diretora de Avaliação da Capes, Sônia Báo, alerta para os prejuízos aos alunos.

 

Sonora: "Pro indivíduo que recebe essa formação, o prejuízo dele, além do financeiro é ser enganado por um sistema que não é válido, não é acreditado dentro do sistema de pós-graduação nacional. Então, nós devemos tentar combater o máximo que a gente puder. Fazer com que a sociedade, as pessoas não sejam enganadas por oportunistas."

 

De acordo com o coordenador de Normas e Estudos da CAPES, Sérgio Avellar, os cursos de pós-graduação surgiram no Brasil em meados de 1960 e aumentaram a demanda a partir dos anos 2000, à medida que aumentou também a cobrança por qualificação dos professores.

 

Sonora: "Isso por um lado foi muito bom porque qualifica melhor e o lado ruim dessa história é que abriu-se oportunidade pessoas mal-intencionadas"

 

A Capes explica que, ao constatar que um curso é irregular, comunica o fato ao Ministério Público do Estado, que vai impor as sanções que considerar necessárias.

 

A listagem dos cursos recomendados e reconhecidos estão em capes.gov.br

 

O interessado pode fazer a busca por instituição e região.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo