Na Trilha da História: Holocausto, a perseguição e o extermínio de mais de seis milhões de judeus
Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nosso tema é o Holocausto, um dos acontecimentos mais tristes, revoltantes e aterrorizantes da história da humanidade. Nosso entrevistado é o historiador Bruno Leal, professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília. Bruno começa nosso papo lembrando que entre 1933 e 1945, a Alemanha viveu sob o regime nazista e os judeus foram duramente perseguidos.
SONORA
O ódio aos judeus, no entanto, era algo muito antigo.
SONORA
A perseguição se intensificou a partir da promulgação de legislações que destruíram os direitos civis dos judeus.
SONORA
O terror, no entanto, estava só começando. Os nazistas enviaram milhões de judeus alemães e de países conquistados na Segunda Guerra a campos de concentração e de extermínio. Estima-se que mais de seis milhões tenham morrido em câmaras de gás, fuzilados, torturados ou até de exaustão devido aos trabalhos forçados.
SONORA
Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o historiador Bruno Leal, músicas interpretadas pelo guitarrista de jazz alemão Coco Schumann, que sobreviveu a três campos de concentração. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!
Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.