Na Trilha da História: Conheça as músicas produzidas pelos combatentes brasileiros na Segunda Guerra

Na Trilha da História

Publicado em 06/05/2019 - 12:00 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História. Hoje vamos falar sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, em especial, o perfil dos combatentes.

 

Nosso convidado é o historiador Francisco César Ferraz, doutor em história pela Universidade de São Paulo, professor da Universidade Estadual de Londrina e autor dos livros "Os brasileiros e a segunda guerra mundial" e "A Guerra não acabou".

 

Durante nosso papo, o pesquisador lembrou uma lenda envolvendo a participação do Brasil no conflito.

 

Contava-se que o líder da Alemanha nazista Adolf Hitler teria dito que era mais fácil uma cobra fumar do que os brasileiros partirem para o combate na Europa. Mas o Brasil entrou oficialmente na Segunda Guerra em 1942 e os soldados partiram para a Europa dois anos depois.

 

"Quando os brasileiros chegaram na Itália, o comandante da FEB mandou estampar no uniforme de cada soldado uma cobra fumando" 

 

A Força Expedicionária Brasileira - a FEB - foi enviada em 1944 à Itália para ajudar os norte-americanos na luta contra os militares alemães. A ideia original do governo de Getúlio Vargas era mandar 60 mil homens para a guerra, mas o número precisou ser reduzido.

 

"Era o retrato de um país que era bem diferente do país de hoje. Era um país que era muito mais doente e tinha problemas sanitários seríssimos. Tinham regiões militares com taxa de reprovação de 70%. E para o combate em uma guerra real, em um lugar com clima extremamente adverso era preciso selecionar um grupo fisicamente mais robusto."

 

No fim das contas, 25 mil combatentes brasileiros partiram para a Itália.

 

"Realmente era uma vida difícil e os brasileiros enfrentaram calor, chuva e o pior inverno até então do século na Itália, que foi entre 44 e 45, com temperaturas de até 20 graus negativos."


Apesar de todos os horrores vividos pelos soldados na Segunda Guerra, alguns conseguiram encontrar inspiração para compor músicas sobre as batalhas - muitas bem-humoradas. Essas relíquias foram gravadas pelo o anglo-gaúcho Francis Hallawell, correspondente de guerra da Seção Brasileira da rede britânica de comunicação BBC.

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista com o historiador Fracisco César Ferraz, um papo com o Vinicius Mariano de Carvalho, professor e pesquisador do Brazil Institute do King's College, em Londres, que ajudou a rede britânica BBC a recuperar as músicas gravadas compostas pelos soldados brasileiros em plena guerra. Para ouvir, acesse radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se quiser mandar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br.

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo