logo Radioagência Nacional
Educação

Na Trilha da História: Conheça as músicas produzidas pelos combatentes brasileiros na Segunda Guerra

Na Trilha da História
Baixar
Apresentação Isabela Azevedo
06/05/2019 - 12:00
Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História. Hoje vamos falar sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, em especial, o perfil dos combatentes.

 

Nosso convidado é o historiador Francisco César Ferraz, doutor em história pela Universidade de São Paulo, professor da Universidade Estadual de Londrina e autor dos livros "Os brasileiros e a segunda guerra mundial" e "A Guerra não acabou".

 

Durante nosso papo, o pesquisador lembrou uma lenda envolvendo a participação do Brasil no conflito.

 

Contava-se que o líder da Alemanha nazista Adolf Hitler teria dito que era mais fácil uma cobra fumar do que os brasileiros partirem para o combate na Europa. Mas o Brasil entrou oficialmente na Segunda Guerra em 1942 e os soldados partiram para a Europa dois anos depois.

 

"Quando os brasileiros chegaram na Itália, o comandante da FEB mandou estampar no uniforme de cada soldado uma cobra fumando" 

 

A Força Expedicionária Brasileira - a FEB - foi enviada em 1944 à Itália para ajudar os norte-americanos na luta contra os militares alemães. A ideia original do governo de Getúlio Vargas era mandar 60 mil homens para a guerra, mas o número precisou ser reduzido.

 

"Era o retrato de um país que era bem diferente do país de hoje. Era um país que era muito mais doente e tinha problemas sanitários seríssimos. Tinham regiões militares com taxa de reprovação de 70%. E para o combate em uma guerra real, em um lugar com clima extremamente adverso era preciso selecionar um grupo fisicamente mais robusto."

 

No fim das contas, 25 mil combatentes brasileiros partiram para a Itália.

 

"Realmente era uma vida difícil e os brasileiros enfrentaram calor, chuva e o pior inverno até então do século na Itália, que foi entre 44 e 45, com temperaturas de até 20 graus negativos."


Apesar de todos os horrores vividos pelos soldados na Segunda Guerra, alguns conseguiram encontrar inspiração para compor músicas sobre as batalhas - muitas bem-humoradas. Essas relíquias foram gravadas pelo o anglo-gaúcho Francis Hallawell, correspondente de guerra da Seção Brasileira da rede britânica de comunicação BBC.

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista com o historiador Fracisco César Ferraz, um papo com o Vinicius Mariano de Carvalho, professor e pesquisador do Brazil Institute do King's College, em Londres, que ajudou a rede britânica BBC a recuperar as músicas gravadas compostas pelos soldados brasileiros em plena guerra. Para ouvir, acesse radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se quiser mandar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br.

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

x