Denise Pires de Carvalho é a primeira mulher à frente da UFRJ, maior universidade do país
A nomeação da professora Denise Pires de Carvalho como nova reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi publicada nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial da União.
Ela será a primeira mulher à frente da maior universidade federal do país, com mais de 4 mil docentes e 67 mil estudantes. A nova reitora assume o cargo no dia 2 de julho e pretende dar uma atenção especial à graduação.
Sonora: “A gente se envolve muito com a pós-graduação, de excelência, mas a nossa graduação tem estado esquecida. Muitos estudantes evadem. Não conseguem concluir os cursos. Não é uma especificidade da UFRJ. Mas eu tenho vontade de voltar a protagonizar, tenho vontade que a UFRJ volte a ser de vanguarda. Quem sabe um projeto desenvolvido aqui pra diminuir a evasão e a retenção, esse projeto possa ser aplicado em outras universidades brasileiras. E quem sabe a universidade consegue inovar também sobre esse aspecto?”
A nova reitora também declarou que a restrição orçamentária será um desafio, mas que um dos caminhos para driblar a questão é fortalecer as parcerias com empresas.
Sonora: “A gente tem um parque tecnológico muito forte na área de óleo e gás. A gente quer ampliar para a área biomédica. Fazer parcerias com mais empresas. Porque já existem. As empresas já estão aqui dentro. Tem que haver é uma ampliação de áreas de atuação dessas empresas. Pretendemos é que haja uma maior transparência na utilização desses recursos que são arrecadados através desses projetos com as empresas e que esses recursos possam ser distribuídos em todas as áreas da universidade e não fiquem concentrados apenas nas áreas que têm interação com as empresas.”
Denise de Carvalho é médica e concluiu tanto a graduação, quanto o mestrado e o doutorado pela UFRJ. Atualmente é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e leciona para diversos cursos de graduação e pós.
Ela recebeu a maioria dos votos na eleição realizada no mês de abril e foi a candidata indicada pelo presidente Jair Bolsonaro a partir da lista tríplice resultante da eleição.
Denise terá como vice-reitor o professor do Instituto de Economia Carlos Frederico Leão Rocha.