Denise Pires de Carvalho é a primeira mulher à frente da UFRJ, maior universidade do país

Reitoria

Publicado em 03/06/2019 - 19:14 Por Tâmara Freire - Brasília

A nomeação da professora Denise Pires de Carvalho como nova reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi publicada nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial da União.

 

Ela será a primeira mulher à frente da maior universidade federal do país, com mais de 4 mil docentes e 67 mil estudantes. A nova reitora assume o cargo no dia 2 de julho e pretende dar uma atenção especial à graduação.

 

Sonora: “A gente se envolve muito com a pós-graduação, de excelência, mas a nossa graduação tem estado esquecida. Muitos estudantes evadem. Não conseguem concluir os cursos. Não é uma especificidade da UFRJ. Mas eu tenho vontade de voltar a protagonizar, tenho vontade que a UFRJ volte a ser de vanguarda. Quem sabe um projeto desenvolvido aqui pra diminuir a evasão e a retenção, esse projeto possa ser aplicado em outras universidades brasileiras. E quem sabe a universidade consegue inovar também sobre esse aspecto?”

 

A nova reitora também declarou que a restrição orçamentária será um desafio, mas que um dos caminhos para driblar a questão é fortalecer as parcerias com empresas.

 

Sonora: “A gente tem um parque tecnológico muito forte na área de óleo e gás. A gente quer ampliar para a área biomédica. Fazer parcerias com mais empresas. Porque já existem. As empresas já estão aqui dentro. Tem que haver é uma ampliação de áreas de atuação dessas empresas. Pretendemos é que haja uma maior transparência na utilização desses recursos que são arrecadados através desses projetos com as empresas e que esses recursos possam ser distribuídos em todas as áreas da universidade e não fiquem concentrados apenas nas áreas que têm interação com as empresas.”

 

Denise de Carvalho é médica e concluiu tanto a graduação, quanto o mestrado e o doutorado pela UFRJ. Atualmente é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e leciona para diversos cursos de graduação e pós.

 

Ela recebeu a maioria dos votos na eleição realizada no mês de abril e foi a candidata indicada pelo presidente Jair Bolsonaro a partir da lista tríplice resultante da eleição.

 

Denise terá como vice-reitor o professor do Instituto de Economia Carlos Frederico Leão Rocha.

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo