Na Trilha da História: Historiadora fala sobre o uso da música em sala de aula

Na Trilha da História

Publicado em 19/08/2019 - 08:36 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós vamos falar sobre o uso da música em sala de aula, no ensino da História! O que a música nos conta sobre um período histórico?

 

(Sobe som)

 

Os compositores são verdadeiros cronistas de sua época! Escrevem sobre política, economia, mudanças na sociedade. Não só isso! Mais do que apenas descrever a realidade, os músicos realmente fazem girar o motor da história. Ditam moda, mudam pensamentos, revolucionam, criam movimentos culturais.

 

(Sobe som)

 

Nossa entrevistada é a historiadora Carô Murgel, doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e responsável pelo curso “A Canção Popular no Ensino de História”, inserido na programação da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Carô explica por que a música é fundamental no ensino da história.

 

(Carô Murgel)

 

As inscrições para o curso “A Canção Popular no Ensino de História” vão até o dia 24 de agosto. As aulas são online e vão de nove de setembro a dez de dezembro. O registro pode ser feito em www.olimpiadadehistoria.com.br. 

 

(Carô Murgel)

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo tem 55 minutos e traz a entrevista completa com a historiadora Carô Murgel, além de músicas que ensinam a história do Brasil! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail culturaearte@ebc.com.com . Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo