Na Trilha da História: Historiadora fala sobre o uso da música em sala de aula

Na Trilha da História

Publicado em 19/08/2019 - 08:36 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós vamos falar sobre o uso da música em sala de aula, no ensino da História! O que a música nos conta sobre um período histórico?

 

(Sobe som)

 

Os compositores são verdadeiros cronistas de sua época! Escrevem sobre política, economia, mudanças na sociedade. Não só isso! Mais do que apenas descrever a realidade, os músicos realmente fazem girar o motor da história. Ditam moda, mudam pensamentos, revolucionam, criam movimentos culturais.

 

(Sobe som)

 

Nossa entrevistada é a historiadora Carô Murgel, doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e responsável pelo curso “A Canção Popular no Ensino de História”, inserido na programação da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Carô explica por que a música é fundamental no ensino da história.

 

(Carô Murgel)

 

As inscrições para o curso “A Canção Popular no Ensino de História” vão até o dia 24 de agosto. As aulas são online e vão de nove de setembro a dez de dezembro. O registro pode ser feito em www.olimpiadadehistoria.com.br. 

 

(Carô Murgel)

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo tem 55 minutos e traz a entrevista completa com a historiadora Carô Murgel, além de músicas que ensinam a história do Brasil! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail culturaearte@ebc.com.com . Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Número de jornalistas presos no mundo chega a 293 e bate recorde

Segundo relatório do Comitê de Proteção de Jornalistas, a China é a nação com maior número de profissionais de mídia detidos - 50 atualmente - seguida pela Birmânia, Egito, Vietnã e Belarus.

Baixar arquivo
Economia

Copom sobe taxa básica de juros para 9,25% ao ano

Esse é o maior patamar da Selic em 4 anos e o sétimo aumento seguido da taxa em 2021

Baixar arquivo
Geral

Bretas é declarado incompetente em ações da Operação Fatura Exposta

A decisão, da Segunda Turma do STF, foi proferida no julgamento do habeas corpus impetrado pela defesa do empresário do ramo de saúde Miguel Iskin, um dos condenados

Baixar arquivo
Saúde

Rio retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira

A vacinação ficou suspensa por uma semana por causa da falta do imunizante.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa revela condições de vida e renda dos refugiados venezuelanos

Uma pesquisa feita por agências da ONU apontou dados importantes sobre as condições de vida e renda dos refugiados e migrantes venezuelanos interiorizados ao Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians é tricampeão paulista feminino

Com a presença de mais de 30 mil torcedores, as corinthianas fecharam o ano com a tríplice coroa, uma vez que conquistaram também as taças do Brasileiro e da Libertadores.

Baixar arquivo