Três milhões de pessoas fazem exame que certifica conclusão dos ensinos fundamental e médio
Quase três milhões de pessoas fazem amanhã o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
O Encceja é destinado a pessoas maiores de 15 anos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos e não possuem diploma de nível fundamental e maiores de 18 anos que não tem certificado do ensino médio.
O domingo promete ser puxado para os participantes do exame, porque a avaliação ocorre nos dois períodos: manhã e tarde. São quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo cada uma trinta questões de múltipla escolha e uma Redação. Os conhecimentos dos os estudantes serão testados em disciplinas como língua portuguesa, matemática e geografia.
O candidato deve ficar atento ao horário. À tarde, os candidatos podem entrar a partir das 14h30, o acesso vai até às 15h15. Após o fechamento dos portões, o candidato não pode mais entrar.
Atenção, esse horário é de acordo com o horário oficial de Brasília. Portanto, cidades que ficam em estados com fuso diferente, como Amazonas e Acre.
Para entrar nos locais de provas, o participante deve levar documento original oficial com foto. Cópias, mesmo autenticadas, ou documentos digitais não serão aceitos. Quem teve o documento perdido, roubado ou furtado, deve apresentar o Boletim de Ocorrência.