logo Radioagência Nacional
Educação

Governo estuda descontingenciar recursos de universidades nos próximos meses, diz Weintraub

Ministro da Educação
Baixar
Juliana Cézar Nunes
05/09/2019 - 09:22
Brasília

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quarta-feira (4) que parte dos recursos das universidades e institutos federais de educação pode ser descontingenciada nos próximos dois meses.

 

De acordo com ele, o valor exato ainda está em estudo no governo.

 

Sonora: “Vai depender do quanto for liberador pela economia. Mas, acho que o volume vai ser 1/3 do que foi contingenciado agora nos próximos dois meses.”

 

Em março, o governo contingenciou o orçamento das universidades e institutos federais de educação no montante de R$ 2 bilhões da verba prevista, o equivalente a quase 30% do orçamento anual.

 

Esta semana, a Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, anunciou o corte de 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que estavam previstas para os quatro meses restantes do ano.

 

O ministro da Educação disse que o governo busca recursos para aumentar as bolsas de pós-graduação para as áreas de pesquisa consideradas prioritárias.

 

Sonora: “A gente primeiro garantiu para as universidades um orçamento igual ao do ano passado para elas poderem se programar. E quanto aos bolsistas que ainda não começaram a pesquisa, a gente pediu um prazo pra gente conseguir os recursos. Quem já tá, tá garantido que tá recebendo.”

 

Em entrevista após a entrega de prêmio para escolas de ensino fundamental, Abraham Weintraub afirmou que a partir de outubro o Hospital da Universidade Federal de São Paulo vai passar a receber recursos do ministério. O montante ainda não foi divulgado.

x