Complexo da Maré enfrenta sérios desafios na Educação

Favelas

Publicado em 08/10/2019 - 17:36 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A grande maioria dos municípios brasileiros tem menos moradores do que a Maré, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, chamado de complexo, porque agrega 16 localidades diferentes.

 

De acordo com o censo elaborado pela Ong Redes da Maré, esses quase 140 mil habitantes encaram desafios maiores do que a média da população da megalópole que os rodeia. O principal deles está na área da educação.

 

O levantamento divulgado nesta terça-feira aponta que menos de 38% da população do bairro concluiu o ensino fundamental e a porcentagem vai caindo drasticamente conforme o nível educacional aumenta, chegando a apenas a um por cento no ensino superior e a 0,03% na pós-graduação.

 

O coordenador do Núcleo de Pesquisas e Monitoramento de Projetos da Ong, Dalcio Marinho Gonçalves, ressalta que é preciso investir na educação de jovens e adultos. E não somente garantindo o acesso, mas também a permanência.


 
De acordo com o censo, mais de 22% dos moradores que chegaram ao ensino médio acabaram evadindo, o que se relaciona com o número de escolas públicas do bairro. São 19 unidades que atendem até o 4° ano do ensino fundamental, mas apenas cinco, para estudantes do sexto ao nono e três de ensino médio.

 

Quase 90% dos estudantes depende da rede pública. De acordo com Gonçalves, a falta de perspectiva de avanço nos estudos também se relaciona com os dados de união e natalidade.

 

De acordo com o censo, mais de 9% dos adolescentes e de 35% das pessoas entre 20 e 24 anos que moram na Maré, têm ou já tiveram pelo menos um filho.

 

Também é maior a quantidade de jovens que vivem em união e quase 46% das pessoas com idades entre 15 e 29 anos vivem ou já viveram com um cônjuge, 10 pontos percentuais a mais do que no Brasil como um todo.

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo