Enade: dos 9 mil cursos de ensino superior, 6% conseguem nota máxima em avaliação

Enade

Publicado em 04/10/2019 - 16:05 Por Sayonara Moreno - Brasilia

Entre os quase 9 mil cursos de ensino superior no Brasil, avaliados pelo Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, apenas 492, o equivalente a quase 6%, tiveram nota máxima no conceito. A maior parte, 199, é de instituições públicas federais.

 

Por outro lado, 29% dos cursos avaliados apresentaram desempenho considerado “abaixo da média”, com conceitos um e dois, numa escala que vai de um a cinco. Neste caso, mais da metade é oferecida por instituições particulares.

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante a apresentação dos dados, atribuiu as notas baixas à falta de comprometimento dos estudantes. Segundo ele, o governo deve encaminhar ao Congresso um projeto de lei para impedir aqueles com baixo rendimento de se formarem.

 

O resultado do exame de 2018 foi divulgado nesta sexta-feira (4), no Ministério da Educação, pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Mais de 450 mil estudantes fizeram o exame.

 

O Ministério da Educação também estuda, já para o próximo edital do Enade, incentivar aqueles que alcançam rendimento superior a 60% da prova. Uma das possibilidades é a divulgação pública dos nomes, afirmou o presidente do Inep, Alexandre Lopes.
 

Segundo o ministro, essa divulgação positiva pode incentivar a dedicação nas provas e facilitar na busca por um emprego. Ao todo foram mais de 1,7 mil universidades: entre elas, 227 são públicas.

 

No entanto, somente 3% das instituições privadas alcançaram a nota máxima no exame.

 

Em relação aos que estudam em faculdade particular, o Inep destacou que 46% pagam as mensalidades com auxílio de financiamentos públicos, como ProUni e Fies.

 

Vinte e sete áreas foram analisadas no Enade 2018, a exemplo de tecnologias e cursos de bacharelado em psicologia, comunicação social, serviço social e turismo. Direito e administração foram os cursos de quase metade dos avaliados.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo