Banco de dados que será usado para emissão de carteira estudantil gratuita entra no ar

Para instituições de ensino

Publicado em 11/11/2019 - 18:31 Por Victor Ribeiro - Brasília

Está no ar o banco de dados nacional de estudantes, que será usado pelo Ministério da Educação para emitir a identidade estudantil.


O Sistema Educacional Brasileiro foi liberado às 16h desta segunda-feira e será abastecido por representantes das instituições de ensino. Os dados devem ser mantidos em sigilo pelo MEC e usados apenas para planejar e executar políticas públicas.


O formulário está disponível na página do Inep, na internet, e pede o nome completo, foto recente, número do CPF e a data de nascimento do aluno. Será preciso informar, também, a série e a modalidade de ensino.


O plano do MEC é usar as informações para emitir carteirinhas de estudante gratuitas para alunos em todo o país a partir do mês que vem. O documento será digital, a partir de aplicativos de celular, e o aluno pode emitir uma versão física nas agências da Caixa Econômica Federal.


A carteirinha digital permitirá o pagamento de meia-entrada em shows, apresentações de teatro e outros eventos culturais. E, além do MEC, pode ser emitida por instituições como a Associação Nacional de Pós-Graduandos; pela UNE, União Nacional dos Estudantes; pela Ubes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas; por entidades estudantis; diretórios e centros acadêmicos.

Últimas notícias
Meio Ambiente

PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta. Peritos da PF vão também coletar amostras da água.

Baixar arquivo
Geral

Anac concede primeira autorização para entregas por drones

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o equipamento.

Baixar arquivo
Geral

Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

O acesso pode ser feito a partir desta segunda-feira. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo