A partir de 2020, os brasileiros poderão contar com mais vagas em creches de todo o Brasil e com novas técnicas de alfabetização na rede pública. O foco: aprendizagem das letras, sons e ensino lúdico. E os professores que trabalham na educação básica serão mais valorizados.
Essas metas foram anunciadas nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante participação no programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. Ele afirmou que os primeiros passos para essas transformações já começaram.
O ministro lembrou que os professores da educação básica na Europa ganham em média R$15 mil, enquanto no Brasil, o salário médio é de R$2 mil. Ele afirmou que os docentes dos primeiros anos do ensino básico serão valorizados.
Abraham Weintraub ainda destacou que a partir do ano que vem, todas as escolas públicas urbanas do país terão banda larga, wi-fi, roteador e laboratório de informática. Disse ainda que 50% das instituições rurais também terão internet. Dessa forma, os alunos cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro poderão baixar a carteirinha estudantil digital, sem custo na própria escolas.
Além da educação básica, o ministro ressaltou que o ensino profissional é uma das prioridades do MEC. Citou o programa Novos Caminhos, de ensino profissional e tecnológico, que oferece oportunidades em novas profissões, como na área de drones.