Enem 2019: ministro da Educação garante que está tudo sob controle para o 2º dia de provas

Enem 2019

Publicado em 09/11/2019 - 22:28 Por Lana Cristina - Brasília

Em pronunciamento feito na noite deste sábado, véspera do segundo dia de provas do Enem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, garantiu que está tudo sob controle para a realização do exame apesar de alguns problemas detectados no domingo passado, dia das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

O ministro explica que problemas foram esses e as providências tomadas.

 

Sonora: “Tivemos pequenos problemas que nada interferiram na aplicação e na validade do exame. Aqueles que usaram o celular para tirar foto ou mesmo filmar a prova, após o início do exame, já foram identificados pela Polícia Federal, que está tomando as providências cabíveis. Por parte do MEC, houve a eliminção do candidato e afastamento dos aplicadores, que não poderão participar do Enem neste domingo. Fique tranquilo, está tudo sob controle.”

 

Neste domingo (10), são esperados mais de 5 milhões de participantes, que farão provas em 1.700 municípios. São 14 mil locais de aplicação.

 

Os canditados vão responder 90 questões de matemática, ciências da natureza e suas tecnologias.

 

Weintraub alertou para a importância de verificar se o celular está ligado na hora da prova. É preciso desativar o alarme, inclusive, pois se ele emitir algum som, caso contrário o candidato é imediatamente desclassificado, mesmo com o aparelho guardado no envelope porta-objetos.

 

No primeiro dia de provas do Enem, 376 pessoas foram desclassificadas por motivos que incluíram toque de celular, sair da prova antes do horário permitido e recusa para fazer o cadastro biométrico.

 

O ministro da Educação também lembrou a quem vai fazer as provas que, como o horário de verão não está mais em vigor, é preciso ajustar o relógio corretamente. Lembrando que o país tem fusos diferentes na região Norte e em um pedaço da região Centro-Oeste.

 

O horário a ser seguido é o de Brasília. Os portões abrem ao meio-dia (12h) e fecham às 13h. As provas começam às 13h30. E terminam às 18h30.

 

Weintraub também aconselhou calma na hora de responder o exame. E lembrou que é preciso levar caneta de tinta preta e material transparente.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo