Ministério seleciona 54 escolas para funcionar no modelo cívico-militar no próximo ano letivo

Ano letivo de 2020

Publicado em 21/11/2019 - 13:27 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério da Educação selecionou 54 instituições de ensino para fazer parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Os centros de ensino selecionados estão em 23 estados e no Distrito Federal e já começam a funcionar neste modelo a partir do início do próximo ano letivo.

 

Apenas Espírito Santo, Piauí e Sergipe não tiveram instituições selecionadas.

 

O MEC vai destinar R$ 54 milhões para a gestão cívico militar; R$ 28 milhões serão repassados ao Ministério da Defesa para as despesas com pessoal, e o restante será aplicado nas unidades, para pequenas reformas e materiais escolares.

 

Questionado se a intenção da iniciativa é apenas disciplinar os alunos, o coronel Aroldo Ribeiro Cursino, que está à frente do projeto, explica que ela é apenas uma ferramenta.

 

Sonora: “A disciplina será uma ferramenta sim, mas não será a essência principal, ela não é um fim, ela é um meio. O principal objetivo é o aluno, e a gestão, para que nós possamos formar de maneira integral esse jovem.”

 

Cerca de 1.000 militares da reserva das Forças Armadas, além de policiais e bombeiros da ativa devem fazer a gestão dessas escolas.

 

As escolhas, segundo portaria publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, foram feitas de forma técnica. Foram considerados locais onde há militares da reserva residindo, capitais e regiões metropolitanas, cidades em faixa de fronteira e faixa populacional.

Últimas notícias
Saúde

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo