Ministério seleciona 54 escolas para funcionar no modelo cívico-militar no próximo ano letivo

Ano letivo de 2020

Publicado em 21/11/2019 - 13:27 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério da Educação selecionou 54 instituições de ensino para fazer parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Os centros de ensino selecionados estão em 23 estados e no Distrito Federal e já começam a funcionar neste modelo a partir do início do próximo ano letivo.

 

Apenas Espírito Santo, Piauí e Sergipe não tiveram instituições selecionadas.

 

O MEC vai destinar R$ 54 milhões para a gestão cívico militar; R$ 28 milhões serão repassados ao Ministério da Defesa para as despesas com pessoal, e o restante será aplicado nas unidades, para pequenas reformas e materiais escolares.

 

Questionado se a intenção da iniciativa é apenas disciplinar os alunos, o coronel Aroldo Ribeiro Cursino, que está à frente do projeto, explica que ela é apenas uma ferramenta.

 

Sonora: “A disciplina será uma ferramenta sim, mas não será a essência principal, ela não é um fim, ela é um meio. O principal objetivo é o aluno, e a gestão, para que nós possamos formar de maneira integral esse jovem.”

 

Cerca de 1.000 militares da reserva das Forças Armadas, além de policiais e bombeiros da ativa devem fazer a gestão dessas escolas.

 

As escolhas, segundo portaria publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, foram feitas de forma técnica. Foram considerados locais onde há militares da reserva residindo, capitais e regiões metropolitanas, cidades em faixa de fronteira e faixa populacional.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo