Para ter em mãos o tão sonhado diploma, atualmente os estudantes precisam esperar cerca de 90 dias. Mas, com a certificação digital, lançada nesta terça-feira (10), pelo Ministério da Educação (MEC), o acesso ao documento não deve levar mais do que 15 dias.
Além de agilizar e desburocratizar a emissão, a novidade promete combater a falsificação e irregularidades no diploma, que vai ter um QR Code, um código de segurança.
O modelo digital vai valer para cursos de graduação no ensino superior público e privado.
Faculdades e universidades vão ter dois anos para começar a fornecer o documento. É o que explica o secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa.
Quem tem o diploma de papel poderá solicitar a versão digital na unidade de ensino superior onde se formou, como conta Jean Martina, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição que criou o projeto-piloto do documento.
O Ministério da Educação estima economia de R$ 48 milhões por ano, somente com a adesão das universidades públicas.
A pasta informou que vai acompanhar o processo de implantação do diploma digital. O documento ficará disponível no site da instituição de ensino superior e poderá ser visualizado a qualquer momento de um celular ou computador.
![TV Globo/Divulgação Brasília (DF) 19/01/2025 - Morre, aos 92 anos, o jornalista Léo Batista.
Foto: TV Globo/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Porto Velho/Divulg Porto Velho (RO), 28/11/2024 - Aeroporto de Porto Velho. Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)