Ano letivo poderá ter menos de 200 dias, mas instituições têm que cumprir carga de 800 horas
O ano de 2020 pode ser mais curto para os estudantes brasileiros por causa da medida provisória assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que dispensa as escolas e universidades de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Mesmo sem a obrigação de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos, as instituições terão que obedecer a carga mínima anual de 800 horas, como estabelece a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Em entrevista exclusiva concedida à TV Brasil, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que a medida é para evitar a perda do ano letivo.
Sonora: "a medida provisória é pra dar a liberdade pra que este ano não seja perdido... então você pode ter dia com mais aulas pra ter mais flexibilidade... gestor na ponta decidir qual a melhor alternativa para aquela região."
O ministro voltou a afirmar também que não há nenhuma intenção de adiar a realização do Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio neste ano e incentivou os estudantes a aproveitarem este tempo para reforçar os estudos.
Sonora: "Temos uma crise, essa crise será superada e este ano vai ter Enem. O aluno tem agora que focar.... vai estudando... quem tiver internet, vê pela internet, quem não tem, tem os livros."
Este ano será a primeira edição do Enem Digital. Quem optar por essa versão, fará o exame nos dias 11 e 18 de novembro. A prova impressa será aplicada nos dias 1º e 8 de novembro.
![stevepb/Pixabay Brasília (DF) 22/12/2023 – Compras de natal
Foto: stevepb/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados botafogo, são paulo, brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 21/09/2024 - Praça Roosevelt recebe a segunda edição da Parada PCD, que celebra a diversidade, a inclusão e o orgulho de ser PCD. A parada acontece no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Julia Moraes Piccolomini, presdienta da Parada do Orgulho PCD . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 10/12/2024 - O governador do DF, Ibaneis Rocha, e o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante a 16ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 10/12/2024 - 16ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)