Ano letivo poderá ter menos de 200 dias, mas instituições têm que cumprir carga de 800 horas

Ano letivo de 2020

Publicado em 02/04/2020 - 11:21 Por Graziele Bezerra - Brasília

O ano de 2020 pode ser mais curto para os estudantes brasileiros por causa da medida provisória assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que dispensa as escolas e universidades de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

 

Mesmo sem a obrigação de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos, as instituições terão que obedecer a carga mínima anual de 800 horas, como estabelece a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

 

Em entrevista exclusiva concedida à TV Brasil, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que a medida é para evitar a perda do ano letivo.

 

Sonora: "a medida provisória é pra dar a liberdade pra que este ano não seja perdido... então você pode ter dia com mais aulas pra ter mais flexibilidade... gestor na ponta decidir qual a melhor alternativa para aquela região."

 

O ministro voltou a afirmar também que não há nenhuma intenção de adiar a realização do Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio neste ano e incentivou os estudantes a aproveitarem este tempo para reforçar os estudos.

 

Sonora: "Temos uma crise, essa crise será superada e este ano vai ter Enem. O aluno tem agora que focar.... vai estudando... quem tiver internet, vê pela internet, quem não tem, tem os livros."

 

Este ano será a primeira edição do Enem Digital. Quem optar por essa versão, fará o exame nos dias 11 e 18 de novembro. A prova impressa será aplicada nos dias 1º e 8 de novembro.

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo