Universidades federais estudam e desenvolvem produtos contra coronavírus

Coronavírus

Publicado em 12/05/2020 - 08:15 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

Pelo menos 823 pesquisas relacionadas ao novo coronavírus estão sendo desenvolvidas por universidades federais no país. Além disso, são 96 ações de produção de álcool e produtos sanitizantes e 104 ações de produção de EPIs, equipamentos de proteção individual.


O balanço, que envolveu 46 das 67 instituições federais foi divulgado nesta segunda-feira (11), pela Andifes, que é a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, por meio de videoconferência.


As universidades foram responsáveis, por exemplo, pela produção de quase um milhão de litros de álcool gel e cerca de 900 mil litros de álcool líquido, além de mais de 160 mil protetores faciais. Há também, pelo menos 53 ações de testagem para o novo coronavírus.

 

Nos hospitais universitários, as instituições disponibilizaram mais de 2 mil leitos normais e quase 500 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. De acordo com a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Lucia Campos Pellanda, as pesquisas vão desde a busca pela vacina à produção de testes a custos mais baixos.


Atualmente, a maior parte das universidades federais está sem aulas para evitar a propagação do novo vírus. No entanto, de acordo com o presidente da Andifes, João Carlos Salles Pires da Silva, as instituições não deixaram de trabalhar e de ocupar a linha de frente no combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

 

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, também foi tema abordado durante o encontro. O presidente da Andifes, João Carlos Salles Pires da Silva, diz que o pedido de adiamento em função da pandemia feito pelas universidades do Rio de Janeiro deve ser levado em conta.

 

A aplicação da prova impressa do Enem foi mantida nos dias 1º e 8 de novembro. Já o Enem digital foi adiado para os dias 22 e 29 de novembro. Sobre a volta às aulas, o presidente da Andifes ressaltou que depende de cada instituição e que as universidades organizaram um grupo para discutir as condições para que essa retomada seja feita de forma segura. Mas na sua avaliação, o ano letivo de 2020 poderá se estender até 2021.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo