Volta às aulas no DF continua sem definição; governador diz que ano letivo está comprometido

Distrito Federal

Publicado em 08/05/2020 - 15:54 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O Distrito Federal enfrenta um dilema: definir o retorno presencial do ano letivo. Com aulas suspensas desde o dia 11 de março em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, o governo local tem feito estudos para retomar a rotina acadêmica.

 

Mas, apesar do último decreto vigente fazer projeções para um retorno em junho, o governador do Distrito Federal não descarta prorrogar a volta às aulas. Ibaneis Rocha disse, inclusive, que o ano letivo está comprometido.

 

Mas a previsão de reabertura das escolas em agosto não agradou as instituições particulares. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, Álvaro Dias, defende a reabertura das escolas gradualmente.

 

O adiamento da retomada de aulas presenciais tem deixado os calendários escolares cada vez mais apertados. Com isso, surge um novo problema: famílias sobrecarregadas com atividades escolares em casa e um prazo cada vez menor para encaixar férias escolares. Daniela Karkow, mãe de um filho em idade escolar relata estar muito preocupada com a carga de estudos que a criança de sete anos tem recebido virtualmente.

 

O retorno letivo não é mérito debatido apenas por escolas. Universidades já cogitam reabrir as portas e lançaram inclusive calendários com previsão de provas presenciais. A universitária Ingrid Nogueira, que está cursando o último semestre de psicologia em uma das instituições particulares mais tradicionais de Brasília, vê esse retorno com preocupação.

 

Apesar de todo esse cenário, o governador Distrito Federal recomendou que as instituições privadas façam um levantamento entre os pais e responsáveis para debater o retorno às atividades. Para as unidades públicas, a data ainda está em análise. Por nota, a Secretaria de Educação informou que um plano de volta às aulas pós Covid-19 foi entregue ao governador no dia 30 de abril. No entanto caberá a ele a decisão quanto a retomada das aulas e deverá levar em conta o quadro de evolução da pandemia.

 

 


* Com produção de Michele Moreira

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo