Unicef lança guia de busca ativa escolar para evitar evasão durante e pós-pandemia

Durante e pós-pandemia

Publicado em 24/07/2020 - 21:24 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Unicef alerta que o fechamento repentino das escolas, diante da pandemia do novo coronavírus, deixou cerca de 35 milhões de crianças e adolescentes longe das salas de aula.


Apesar da série de opções criadas para a continuidade da aprendizagem em casa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância destaca que nem todos, em especial os mais vulneráveis, por falta de estrutura, estão conseguindo manter o processo de aprendizagem, o que pode aumentar a evasão escolar e a  perda do vínculo  com a escola.


Para tentar minimizar esse impacto, o Unicef lançou nesta sexta-feira, em parceria com a Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência.


A estratégia, lançada em 2017, foi agora adaptada para situações de calamidade pública e emergências, com a intenção de apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes. A plataforma já tem adesão de 3,1 mil cidades no país.


Durante videoconferência de lançamento do material, o chefe da área de Educação do Unicef Brasil, Ítalo Dutra, explicou como funciona a estratégia e a importância da atuação da escola para conter o aumento de evasão escolar durante e pós-pandemia.


Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime, deu exemplos de algumas das medidas que podem ser implementadas pelos municípios para fazer essa busca ativa.


O Unicef ressaltou a importância dessa busca ser realizada de forma segura e também a urgência de preparar as escolas para reabrir em segurança, o que deve acontecer de acordo com a situação da pandemia em cada estado e município.


O fundo ainda defende que os governos coloquem crianças e adolescentes como prioridade absoluta nos investimentos e planos de retomada.

Últimas notícias
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo