Vídeo com críticas ao isolamento, no Rio, gera críticas e sai do ar

Rio de Janeiro

Publicado em 28/07/2020 - 13:02 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Às vésperas da possível volta às aulas no Rio de Janeiro, o sindicato dos estabelecimentos de ensino da cidade decidiu atacar as medidas de isolamento social contra o novo coronavírus, em um vídeo publicado nas redes sociais, no fim de semana. A repercussão foi tão negativa que o vídeo já não está mais nos perfis do Sinepe-Rio, mas ainda circula pelas redes e traz a seguinte mensagem.

 

O sinepe defende a voltas às aulas, que foi autorizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, mas apenas para os níveis quatro, quinto, oitavo e nono do ensino fundamental e somente nas escolas particulares. Mas há um impasse entre governos, já que a Secretaria Estadual de Educação alega que cabe a ela decidir sobre a rede privada de ensino, e as aulas não devem voltar até que a cidade esteja em bandeira amarela, a mais branda na avaliação de risco para coronavírus.

 

O sindicato dos professores do municipio do Rio que já se posicionou contrário à reabertura recebeu com indignação o vídeo do Sinepe. O vice-diretor do Sinpro, Afonso Celso Teixeira, afirmou que os professores esperam que o sindicato patronal faça uma retratação.

 

E mesmo entre as escolas filiadas ao sindicato da rede particilar, a recepção não foi das melhores. Pelo menos três entre as mais tradicionais do Rio de Janeiro - o Colégio São Vicente de Paulo, as Escolas Sá Pereira e Edem - enviaram comunicados aos pais afirmando que discordam do conteúdo.

 

A mensagem do vídeo também contraria o posicionamento da Fundação Oswaldo Cruz, principal referência científica do país no combate de doenças infecciosas, como coronavírus. Em dois estudos divulgados na semana passada, a Fiocruz afirma que é precipitado o retorno às aulas sem o controle da pandemia, justamente porque representaria uma quebra significativa no isolamento social das crianças e adolescentes, que podem se tornar vetores do vírus, além de desenvolverem a Covid-19.

 

Até o fechamento desta reportagem, o Sinepe não se posicionou sobre os repúdios contra os vídeos divulgados no fim de semana.

Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo