Fies e Prouni poderão ter 140 mil vagas em setembro, diz ministro

Milton Ribeiro, da Educação, participou de live, nesta sexta-feira

Publicado em 28/08/2020 - 15:46 Por Dayana Vitor - Brasília

No próximo mês, existe a previsão de abertura de 140 mil vagas remanescentes no FIES – Fundo de Financiamento Estudantil - e no Prouni - Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de ensino em instituições particulares. A afirmação foi feita hoje(28) pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que participou de live da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Durante o anúncio, ele detalhou a previsão de vagas para cada programa. De acordo com o ministro, serão 50 mil vagas para o Fies; e 90 mil para o Prouni.

Na live, o ministro da Educação garantiu que, apesar de existir um passivo bilionário de estudantes que conseguiram o Fies, ainda não é possível cobrar os valores, devido à atual situação econômica do país. Ele também assegurou que o Prouni é um grande projeto.

Questionado se a mudança de gestor na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior não atrapalharia o andamento da área, Milton Ribeiro disse acreditar que o nomeado Sílvio José Cecchi dará conta do recado.

Além das questões envolvendo o Ensino Superior, durante a live, o ministro da Educação foi questionado sobre o retorno das aulas presenciais agora na pandemia. Ele lembrou que a Comissão Nacional da Educação definiu que pais, gestores e governantes devem decidir sobre essa questão. Milton Ribeiro ainda afirmou que o modelo híbrido de ensino pode acontecer depois da pandemia, porém mais no Ensino Superior. Ele acredita que no Ensino Infantil e Médio deve prevalecer o contato de alunos e professores.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 55 anos morria o pintor surrealista René Magritte

Ele morreu aos 68 anos, em 15 de agosto de 1967, em casa, em Bruxelas, na Bélgica. Magritte havia passado três semanas no hospital para tratamento de um câncer no pâncreas.

Baixar arquivo
Política

Série especial trará propostas de cada candidato à Presidência

Uma reportagem sobre o plano de governo de cada concorrente será publicada por dia, seguindo a ordem alfabética. Neste primeiro episódio, conheça os principais desafios do país com os quais o próximo presidente do Brasil vai ter que lidar.

Baixar arquivo
Política

Há 199 anos, Pará se unia ao resto do Brasil em sua independência

Grão-Pará foi a última província a reconhecer o Império Brasileiro, quase um ano depois da Declaração da Independência em 07 de setembro de 1822.

Baixar arquivo
Política

Começa nesta terça a propaganda eleitoral em todo o país

As regras da campanha a serem seguidas pelos candidatos estão em cartilha lançada pelo Tribunal Regional do Distrito Federal e podem ser aplicadas às demais unidades da Federação.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil para segunda-feira (15)

O município de Peritiba, em Santa Catarina, comemora aniversário com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. A temperatura varia de 15 a 29º C. A umidade relativa do ar marca de 30 a 80%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo para segunda-feira (15)

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Os termômetros marcam mínima de 17 e máxima de 25º C. A umidade do ar vai de 50 a 85%.

Baixar arquivo