Aulas são suspensas no Maranhão após professores pegarem covid-19
Cinco escolas particulares em São Luís, no Maranhão, precisaram suspender as aulas presenciais após professores testarem positivo para a covid-19. O Centro Educacional Sagres, no último dia 5, confirmou que uma professora estava com o coronavírus e decidiu suspender as atividades presenciais por 14 dias, em cumprimento à portaria número 47 do governo estadual.
Também suspenderam as aulas a Escola Crescimento, o Colégio Dom Bosco, o Colégio Batista e o Colégio O Bom Pastor Júnior. Todos na capital maranhense.
As escolas particulares foram autorizadas a retomar as aulas presenciais a partir do dia 3 de agosto, conforme decreto publicado em 30 de junho pelo governo estadual.
Pela normativa do Estado, os termos de retomada e os protocolos pedagógicos deveriam ser definidos em conjunto pelas escolas, pelos pais e pelos alunos. Mas, de acordo com a Aspa, Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão, não houve construção de um protocolo de forma conjunta.
Para Marcello Freitas, presidente da Associação, o retorno foi feito de forma atropelada.
O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Maranhão informou que elaborou um protocolo de segurança sanitária. O documento, produzido com consultoria médica especializada, reúne 11 orientações que devem ser seguidas pelos estabelecimentos particulares de ensino e pelas famílias.
Na rede estadual de ensino, as aulas presenciais seguem suspensas.