Estudantes da 3ª série do ensino médio voltam às aulas no Rio

Medida vale para capital e mais 15 municípios, a partir de amanhã (19)

Publicado em 18/10/2020 - 12:54 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro
Atualizado em 18/10/2020 - 15:50


Estudantes da 3ª série do ensino médio retornarão às salas de aula a partir desta segunda-feira (19) em 16 municípios do Rio de Janeiro. O retorno está previsto em 416 escolas em caráter opcional.

A decisão do governo do estado abarca os municípios que não tomaram medidas de manterem as escolas fechadas e aqueles que estão fora da região classificada como laranja, considerada de risco médio de contágio para o novo coronavírus, como é o caso de toda a região Centro Sul Fluminense. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o contingente de estudantes autorizados a voltarem às atividades presenciais somam 63 mil.

O retorno vale para a capital e cidades grandes como Niterói, Mesquita e Duque de Caxias, mas não para todas as escolas. Na capital, serão 19 que voltarão a ter aulas presenciais, incluindo as modalidades regular, técnico e Educação de Jovens e Adultos, o EJA.

O retorno, no entanto, não conta com o apoio dos profissionais de educação que estão em greve para que o estado continue estimulando o ensino remoto e possibilitando as condições adequadas para que essa modalidade continue acontecendo até que haja uma vacina contra o novo coronavírus.

Em carreata realizada no Dia do Professor, na última quinta-feira (15), os profissionais de educação protestaram contra a volta das atividades presenciais nesta segunda-feira.

O secretário do Sepe, Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, Rafael Mota, explica porque a categoria considera o retorno precipitado.

Segundo a Secretaria de Educação, dentro dos municípios que aderiram à flexibilização proposta pelo governo do estado para as escolas, 27 unidades não iniciarão as aulas presenciais com as demais porque suas equipes de direção declararam fazer parte do grupo de risco para a Covid-19.

A Secretaria divulgou também um vídeo mostrando a preparação dos colégios para receber os estudantes. As imagens mostram os produtos usados na limpeza, a disposição das carteiras e marcação de lugares de uso comum com adesivos alertando para o distanciamento, além de tapetes sanitizantes na entrada e dispensers de álcool em gel.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo