Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

Publicado em terça-feira, 20 Outubro, 2020 - 22:09 Por Renata Martins - Brasília

Estudantes de universidades públicas tiveram os melhores resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O Enade é um dos processos avaliativos da educação superior brasileira.

Os dados do Enade 2019 foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação.

Nessa edição do Enade, alunos de 1.225 instituições fizeram o exame. Eles foram avaliados pela formação geral e pelos conhecimentos específicos.

8.368 cursos de aéreas como engenharia, arquitetura, ciências agrárias e saúde - incluindo medicina e enfermagem - e cursos tecnológicos foram avaliados 

Apenas 6,3% dos cursos conseguiram nota máxima, 5. A maioria, 37,9%, ficou com nota 3.

O presidente do Inep, Alexandre Ribeiro, afirmou que o resultado está dentro do esperado, e que agora o importante é se concentrar nos números para melhorar a qualidade da educação superior no Brasil.

A maioria das instituições participantes do Enad 2019 são privadas. Apenas 15% são públicas. Dos estudantes avaliados, 76%  são de instituições particulares de ensino.

O Semesp - entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil - também se manifestou sobre os resultados.

O diretor-executivo, Rodrigo Capelato, avaliou que mesmo não alcançando o mesmo desempenho das universidades públicas, as universidades privadas estão melhorando os índices a cada avaliação.

O Inep  apresentou o perfil dos estudantes avaliados. 60% dos graduandos são beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Dos que receberam subsídio do governo federal, 71% são os primeiros da família com acesso ao ensino superior.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde negocia aumento da validade de testes de covid-19

Comissão da Câmara dos Deputados ouviu nesta quarta-feira (25) representantes do governo federal sobre denúncia de que cerca de 7 milhões de testes para diagnóstico da doença correm risco de ser descartados sem uso

Baixar arquivo
Saúde

Dia do Doador de Sangue: hemocentros alertam para redução de estoques

Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, os estoques caíram 20% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo
Segurança

Operação combate exploração de crianças e adolescentes na deep web

Polícia Federal cumpriu mais de 200 mandados de busca e apreensão em 5 estados nesta quarta-feira (25)

Baixar arquivo
Educação

Escolas da rede estadual do Rio já estão com matrículas abertas

Já está aberta a etapa de rematrícula para as escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Os alunos que desejarem permanecer na mesma unidade escolar em que já estudam têm até a próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro, para confirmar essa intenção.

Baixar arquivo
Saúde

Pandemia aumenta preocupação com segurança alimentar no mundo

O assunto foi abordado nesta quarta-feira, durante um seminário sobre saúde global e diplomacia organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Economia

Famílias chefiadas por brancos têm gastos 47% maiores no Brasil

Segundo o IBGE, diferença também é percebida nas famílias em que o homem é principal responsável pelos gastos

Baixar arquivo