Mais da metade dos alunos no RJ têm problemas para acessar internet

Um a cada 10 estudantes não possuem qualquer conexão

Publicado em 01/10/2020 - 17:46 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

54% dos alunos do Rio de Janeiro enfrentam problemas de acesso à internet. Desses, 10% não dispõem de qualquer tipo de conexão. Também um a cada dois estudantes precisa compartilhar o aparelho eletrônico, seja celular, tablet ou computador. Essas são algumas das conclusões de uma pesquisa realizada pela Defensoria Pública do Estado.

O levantamento mapeou as dificuldades do chamado regime especial domiciliar de ensino, aplicado durante o período de pandemia do novo coronavírus. E revelou que 12% dos estudantes conseguem acessar as aulas online, enquanto apenas 1% recebeu das escolas chips pré-pagos para acompanhar o ensino remoto. Já a parcela daqueles que receberam material didático impresso chegou a 29%.

De acordo com a Defensoria, os resultados tiveram como base as respostas colhidas em formulário online compartilhado por aplicativo de mensagens. Ao todo, mais de 6 mil pais e alunos preencheram o questionário, entre junho e julho. A maioria dos entrevistados pertence à rede pública de ensino.

A dificuldade de compreensão do material didático oferecido à distância foi sentida por 67% dos estudantes. Além disso, metade das crianças e adolescentes também não conta com auxílio de um adulto no estudo em casa. E 75% dos responsáveis não tiveram qualquer tipo de orientação para desempenhar essa função.

O levantamento abordou ainda questões relacionadas à alimentação, revelando que 73% dos entrevistados não receberam alimentos nem ajuda financeira para substituir a merenda escolar durante a quarentena.

Na avaliação do ouvidor-geral da Defensoria, Guilherme Pimentel, a dificuldade no acesso aos benefícios também prejudicou o aprendizado nesse período.

Guilherme Pimentel acrescenta que as estratégias de ensino à distância adotadas durante o isolamento social imposto pela pandemia reforçaram as desigualdades entre os estudantes.

Dos 6.139 formulários, 61% foram preenchidos por moradores do município do Rio. Duque de Caxias, São João de Meriti, São Gonçalo, Niterói, Belford Roxo e Nova Iguaçu foram as outras cidades com maior participação na pesquisa.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo