Crianças e adolescentes estão mais expostos a jogos perigosos na web

Quanto mais tempo conectado maior a exposição aos riscos virtuais

Publicado em 30/11/2020 - 13:21 Por Bianca Paiva - Brasília
Atualizado em 04/12/2020 - 14:06

Baleia azul, boneca momo… A internet esconde muitos perigos para crianças e adolescentes. E agora surgiu uma nova ameaça: um perfil nas redes sociais com o nome de Pateta. Também é uma espécie de jogo, em que os participantes sofrem ameaças de morte e são incentivados ao suicídio, à automutilação e a desafios que podem colocar a vida em risco.

A Polícia Militar do Distrito Federal, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal, divulgou um alerta para que pais e responsáveis fiquem atentos; e de olho nos filhos.

O Major Michelo Bueno, porta-voz da PMDF, explica como o jogo do Pateta escolhe as vítimas.

Quando a criança e o adolescente confirma a participação no jogo do Pateta, é repassado um link que permite ao criminoso receber o endereço de IP da vítima. A partir disso, ele tem acesso ao endereço e outras informações pessoais que são usadas para ameaçar e extorquir.

De acordo com o Major Michelo Bueno, ainda não há registro desse caso no DF, mas é importante prevenir.

A psicóloga Joice Cassimiro explica porque esses jogos perigosos são tão atraentes para crianças e principalmente adolescentes.A psicóloga lembra que os pais devem observar a mudança de comportamento das crianças e adolescentes, que podem ficar mais tristes e retraídos, quando participam desses jogos com desafios.

 

* O áudio foi substituído, pois o anterior anexado não correspondia à reportagem em questão.

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo