Crianças e adolescentes estão mais expostos a jogos perigosos na web

Quanto mais tempo conectado maior a exposição aos riscos virtuais

Publicado em 30/11/2020 - 13:21 Por Bianca Paiva - Brasília
Atualizado em 04/12/2020 - 14:06

Baleia azul, boneca momo… A internet esconde muitos perigos para crianças e adolescentes. E agora surgiu uma nova ameaça: um perfil nas redes sociais com o nome de Pateta. Também é uma espécie de jogo, em que os participantes sofrem ameaças de morte e são incentivados ao suicídio, à automutilação e a desafios que podem colocar a vida em risco.

A Polícia Militar do Distrito Federal, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal, divulgou um alerta para que pais e responsáveis fiquem atentos; e de olho nos filhos.

O Major Michelo Bueno, porta-voz da PMDF, explica como o jogo do Pateta escolhe as vítimas.

Quando a criança e o adolescente confirma a participação no jogo do Pateta, é repassado um link que permite ao criminoso receber o endereço de IP da vítima. A partir disso, ele tem acesso ao endereço e outras informações pessoais que são usadas para ameaçar e extorquir.

De acordo com o Major Michelo Bueno, ainda não há registro desse caso no DF, mas é importante prevenir.

A psicóloga Joice Cassimiro explica porque esses jogos perigosos são tão atraentes para crianças e principalmente adolescentes.A psicóloga lembra que os pais devem observar a mudança de comportamento das crianças e adolescentes, que podem ficar mais tristes e retraídos, quando participam desses jogos com desafios.

 

* O áudio foi substituído, pois o anterior anexado não correspondia à reportagem em questão.

 

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Judô brasileiro encerra Olimpíada com dois bronzes e mantém tradição

O judô brasileiro se despediu da Olimpíada de Tóquio (Japão) com duas medalhas de bronze. A participação terminou neste sábado (31), após eliminação nas quartas de final do torneio por equipes mistas.

Baixar arquivo
Esportes

Dupla feminina ganha medalha olímpica inédita para tênis brasileiro

O tênis brasileiro está pela primeira vez no pódio de uma Olimpíada.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

A Agência informou que a inclusão de uma nova faixa etária depende do encaminhamento de estudos que comprovem segurança e eficácia para as idades solicitadas. Única liberada para menores até o momento é a Pfizer.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A produção na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, é um marco para a produção autônoma da vacina da Astrazeneca no Brasil. Até então a Fiocruz dependia da importação do insumo.

Baixar arquivo