Estudantes de São Paulo ainda podem concluir o ano letivo

Para isso é preciso cumprir participação mínima em aulas online

Publicado em 11/11/2020 - 13:22 Por Nelson Lin - São Paulo

Em São Paulo, os alunos da rede estadual que não participaram de atividades escolares durante a pandemia, ainda têm chance de evitar a reprovação do ano letivo. Mas, para isso, eles devem cumprir um mínimo de participação nas atividades relacionadas às aulas online, participando preferencialmente de aulas presenciais e comprovando o aprendizado até o fim de janeiro de 2021.  

Foi o que explicou o secretário estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, em coletiva nesta quarta-feira (11). 

Soares afirmou que as unidades de ensino e os professores estão fazendo uma busca pelos estudantes que não realizaram nenhuma atividade escolar no período da pandemia. De acordo com levantamento da secretaria, são cerca de 500 mil alunos que não registraram presença nas atividades escolares à distância, o que corresponde a 15% do total dos estudantes. 

Os alunos que fizeram atividades, mas não tiveram um desempenho satisfatório, irão progredir para o ano letivo de 2021, mas serão contemplados no plano de reforço e recuperação escolar ao longo do ano que vem.

O secretário ainda prometeu contratar 10 mil professores para o ano letivo de 2021; parte deve começar a trabalhar já em janeiro, dando aulas de reforço escolar para os alunos que precisam comprovar suas atividades para serem aprovados. 

De acordo com a secretaria de educação, atualmente 1400 escolas estaduais, do total de mais de 5 mil no estado, estão funcionando com atividades presenciais. 

E o ano letivo de 2021 vai começar no dia 1º de fevereiro, com recesso de uma semana a cada fim de bimestre e férias de 15 dias em julho. O planejamento inicial é para que as aulas de 2021 sejam todas feitas de forma presencial.

Últimas notícias
Segurança

Polícia Federal prende 36 candidatos com mandados em aberto

Entre os crimes cometidos estavam tráfico de drogas, corrupção, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais.

Baixar arquivo
Justiça

X tem cinco dias para comprovar indicação de representante legal

Prazo foi dado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que também quer saber quantos dias a rede operou no Brasil por meio de um truque tecnológico que burlava o bloqueio determinado por ele.

 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia da Árvore: MST começa a plantar 2 mil hectares no Vale do Rio Doce

O objetivo é promover a restauração florestal dos assentamentos da região, atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015, considerada uma das principais tragédias ambientais do país.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com BRT deixa 64 feridos no Rio de Janeiro

Motorista do ônibus teve mal súbito e bateu em estrutura de concreto do Viaduto do Gasômetro. Ele foi hospitalizado em estado grave, mas se encontra estável.

Baixar arquivo
Justiça

Após suspensão de 20 dias, X reestabelece representante legal no país

A medida cumpre determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, que deu prazo de 24 horas para que a rede social comprovasse que tem representante no país - requisito para empresas operarem em território nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo aumenta multas contra incêndio ilegal e proíbe fogo controlado

Segundo decreto, o início de queimadas em florestas ou outras vegetações nativas agora vai gerar R$ 10 mil de multa por hectare ou fração. Penalidades podem chegar a R$ 50 milhões.

Baixar arquivo